Curso

UNA-SUS/UFMA abre matrículas para o curso Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde

O objetivo é fornecer conhecimento especifico para os profissionais que prestam assistência odontológica na Atenção Básica, além de auxiliar no tratamento da Pessoa com Deficiência.

- Ascom SE/UNA-SUS



Compreender a promoção do cuidado em saúde bucal na Atenção Básica, bem como identificar as especificidades no manejo da Pessoa com Deficiência (PCD) nessa linha de atenção, de modo a oferecer assistência odontológica qualificada, especializada e humanizada a essa população.

Esse é o objetivo do curso Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde. As matrículas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 4 de janeiro de 2022, pelo link.

Com carga horária de 45 horas e início imediato, a capacitação é gratuita, online e autoinstrucional. O público-alvo são cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, estudantes da saúde e demais interessados pela temática.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e, também, com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recursos multimídia, materiais em PDF, infográficos, e-books, folders, game e questionário.

O curso é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) - por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) - e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

O curso Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde faz parte do Programa de aperfeiçoamento "Saúde bucal na Atenção Primária à Saúde: urgências, doenças transmissíveis, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência", que possui quatro módulos de cargas horárias independentes. O aluno poderá obter a certificação de cada módulo individualmente ou da carga horária total do Programa (255 horas), uma vez concluídos todos os cursos que o compõe.

TEMÁTICAS ABORDADAS

A capacitação permitirá que o profissional dentista ofereça assistência em saúde bucal para a Pessoa com Deficiência de acordo com as especificidades dessa população, compreendendo cada caso e traçando estratégias para ofertar o melhor atendimento ao usuário dentro desse contexto. Dessa forma, o curso apresenta os seguintes conteúdos: Unidade 01: Produção do cuidado em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde; Unidade 02: Atenção à Saúde Bucal da pessoa com deficiência na Atenção Primária à Saúde.

SERVIÇO

Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde: UNA-SUS/UFMA

Carga Horária: 45h

Público-alvo: Cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, graduandos da área e demais interessados pela temática.

Matrículas: até 4 de janeiro de 2022, pelo link.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.