Curso

UNA-SUS/UFMA abre matrículas para curso sobre crises epilépticas e epilepsia

Com carga horária de 30h, a oferta educacional conta com diversos recursos pedagógicos como e-book, infográfico, material em PDF, podcast e questionário.

- Ascom SE/UNA-SUS



O atendimento de pessoas com diagnóstico de epilepsia é comum na Atenção Primária à Saúde (APS). Por essa razão, os profissionais que atuam nessa linha de cuidado devem conhecer as definições, classificações e os manejos corretos para esses casos, sendo fundamental diferenciar, por exemplo, epilepsia de crise epiléptica para melhor assistência ao usuário.

De modo a contribuir com a qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho, a UNA-SUS/UFMA lançou o curso online e gratuito Cuidado em crises epilépticas e epilepsia.

Fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA), a capacitação tem como público-alvo profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, mas também é livre para técnicos e graduandos, assim como demais interessados pela temática.

As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de outubro de 2022 pelo link. O início é imediato.

No curso, o estudante terá acesso aos recursos para avaliação dos riscos e vulnerabilidades relacionados às demandas espontâneas na APS, bem como diretrizes para organizar o processo de trabalho das equipes de atenção, além de revisar o manejo da crise epiléptica e epilepsia na Atenção Primária à Saúde.

Com carga horária de 30h, a oferta apresenta os seguintes conteúdos: Avaliação de risco e vulnerabilidades; Classificação geral dos casos de demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS); Organização do processo de trabalho das equipes de APS; Definição e classificação das crises epilépticas; Causas e Diagnósticos das crises epilépticas; Tratamento das crises epilépticas e epilepsia; Fluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade nos casos de crises epilépticas e epilepsia.

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-book, infográfico, material em PDF, podcast e questionário. Desenvolvida em um ambiente virtual inovador com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), a oferta também conta com versão para dispositivos móveis. 




Fonte: UNA-SUS/UFMA