Curso

UNA-SUS/UFMA abre matrículas para o curso Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer

O objetivo é compreender os diferentes fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, com enfoque no paciente com câncer, e como o tratamento oncológico impacta a saúde bucal dos usuários da APS.

- Ascom SE/UNA-SUS



Cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária em Saúde, além de profissionais, estudantes e demais interessados pela temática, já podem se matricular no Curso de Extensão “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer”.

O objetivo é compreender os diferentes fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, com enfoque no paciente com câncer, e como o tratamento oncológico impacta a saúde bucal dos usuários da Atenção Primária em Saúde (APS). Além disso, visa atender a uma demanda cada vez mais frequente de especialização dos profissionais que fazem parte das equipes que participam do manejo odontológico de usuários com DCNT.

Interessados podem se matricular até o dia 12 de julho, pelo site. O início é imediato e, como em todos os cursos da UNA-SUS, a oferta é totalmente gratuita.

O curso é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) - por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) - e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

A qualificação é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução para Libras, disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-books, material em PDF, infográfico interativo, material multimídia, vídeo, entre outros.

SOBRE O CURSO:

Com carga horária de 45 horas, entre as temáticas abordadas estão:

Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas: Princípios e diretrizes. Linhas de cuidado prioritárias; Modelos de atenção às condições crônicas; Pontos de Atenção e suas funções na Rede de Atenção às doenças crônicas; Atenção Primária à Saúde: Ordenadora da Rede e Coordenadora do Cuidado. Assistência odontológica para pacientes com câncer na Atenção Primária: Rede de cuidados ao paciente com câncer; Atenção Primária e a coordenação do cuidado ao paciente com câncer; Atendimento odontológico prévio ao tratamento oncológico; Avaliação clínica e radiográfica do paciente; Tratamento odontológico prévio ao tratamento oncológico; Cuidados ao paciente durante o tratamento oncológico; Principais manifestações bucais decorrentes do tratamento oncológico; Cuidados odontológicos ao paciente após o tratamento oncológico; Paciente em cuidados paliativos.

Para mais informações sobre o curso, acesse o site www.unasus.ufma.br.

UNA-SUS/UFMA

A UNA-SUS/UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para maiores informações acesse www.unasus.ufma.br

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).