Curso

UNA-SUS/UFMA abre matrículas para o curso Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: doenças cardiovasculares

A capacitação também atende a uma demanda na formação de profissionais que integram as equipes de saúde bucal e participam do cuidado odontológico aos usuários com DCNT.

- Ascom SE/UNA-SUS



Compreender os fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, com enfoque nas doenças cardiovasculares e como elas impactam à saúde bucal do paciente com DCNT – grupo cada vez mais prevalente no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS). Esse é o objetivo do novo curso de Extensão da UNA-SUS/UFMA, Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT: doenças cardiovasculares.

As matrículas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 12 de julho, pelo link.

A capacitação também atende a uma demanda na formação de profissionais que integram as equipes de saúde bucal e participam do cuidado odontológico aos usuários com DCNT. O cirurgião-dentista pode esperar uma formação técnica e atual sobre assistência odontológica, com vista ao atendimento qualificado e integral, respeitando as necessidades específicas dessa linha de cuidado. 

O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) – e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

Com carga horária de 45 horas, a capacitação é totalmente gratuita, autoinstrucional e tem como público-alvo cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária em Saúde. No entanto, profissionais, estudantes e demais interessados pela temática também podem participar.  

A qualificação é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução para Libras, disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-books, material em PDF, infográfico interativo, material multimídia, vídeo entre outros. 

CERTIFICAÇÃO 

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA. 

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão. A emissão é feita pelo ambiente virtual, por meio da opção “Certificação”, localizada no menu lateral à direita.


SOBRE O CURSO:

Com carga de 45 horas, a  capacitação é dividida em duas unidades e aborda temas como: 

-Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.

-Princípios e diretrizes. 

-Linhas de cuidado prioritárias.

-Modelos de atenção às condições crônicas.

-Pontos de Atenção e suas funções na Rede de Atenção às doenças crônicas. -Atenção Primária à Saúde: Ordenadora da Rede e Coordenadora do Cuidado. Pontos de Atenção Ambulatorial Especializada e de Atenção Hospitalar (pontos de atenção à saúde bucal). 

-Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

-Redes de Atenção à Saúde Bucal. 

-Doenças cardiovasculares e o tratamento odontológico. 

-Condutas no tratamento odontológico frente aos pacientes com doenças cardiovasculares. 

-Prevenção de endocardite infecciosa. Meios hemostáticos locais. 

-Orientações dos cuidados pós-operatórios.