Curso

UNA-SUS/UFMA abre matrículas para curso sobre Classificação de Risco e Vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde

Entre os temas, o curso aborda o papel fundamental da APS na demanda espontânea  prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária, bem como interessados pela temática, já podem se inscrever no curso “Classificação de risco e vulnerabilidades na Atenção Primária à Saúde”. Os interessados podem se matricular até o dia 29 de novembro pelo link. O início é imediato.

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

O objetivo é apresentar as diretrizes e os critérios de classificação de risco e vulnerabilidades para a organização do atendimento na Atenção Primária à Saúde, de modo que as necessidades dos pacientes sejam atendidas de forma direcionada e encaminhadas a outras linhas de atenção, quando necessário.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: infográfico, folders, material em PDF e questionário.

SOBRE O CURSO

Com carga horária de 30h, a capacitação possibilita compreender os  critérios que definem as diferentes modalidades de acolhimento na APS, levando em consideração que essa linha de atenção é responsável, entre outros processos, por identificar demandas que necessitam de assistência especializada. Desse modo, o curso apresenta temas como: Papel da primeira escuta do usuário no processo de classificação de risco; Sugestão de fluxo dos usuários na USF\/UBS; Situações “administrativas” comuns no acolhimento à demanda espontânea na Atenção Primária em Saúde; Programa “Saúde na Hora”.

Vale ressaltar que esta oferta faz parte do programa “Acolhimento com classificação de risco na Atenção Primária à Saúde” composto por 04 (quatro) cursos de carga horária independente. No entanto, o aluno poderá realizar todos os cursos  e obter o certificado com carga horária total de 120 horas.

UNA-SUS/UFMA

A UNA-SUS/UFMA é um projeto do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações acesse: www.unasus.ufma.br.

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: UNA-SUS/UFMA