Geral

UNA-SUS/UFMA lança curso de extensão em Saúde Mental na Atenção Básica

O álcool é o primeiro de seis temas que irão compor a qualificação. Os conteúdos incluem prevenção, tratamento, reabilitação, entre outros tópicos.

- Ascom SE/UNA-SUS



A UNA-SUS/UFMA lança nesta terça-feira (29) curso de “Extensão em Saúde Mental na Atenção Primária: Uso Nocivo de Substâncias - Álcool”. Os interessados podem se inscrever até 24 de setembro, pelo link.

Voltado prioritariamente para profissionais de saúde de nível superior que atuam na atenção primária e na atenção especializada em saúde mental, o curso aborda os transtornos mentais mais prevalentes relacionados ao uso do álcool, descreve padrões de consumo e efeitos no organismo, caracterizando as principais abordagens terapêuticas para a assistência ao usuário que faz uso nocivo dessa substância.

De acordo com a coordenadora do curso de Saúde Mental, Christiana Leal Salgado, “o uso nocivo de álcool pode ser alvo de cuidado na atenção primária e os profissionais de saúde precisam estar capacitados”.

O curso faz parte da nova área temática em Saúde Mental da UNA-SUS/UFMA, que abordará o cuidado na atenção primária incluindo a prevenção, tratamento, reabilitação, prevenção dos transtornos mentais comuns e a estruturação de um modelo assistencial integrado. Essa é a primeira de seis ofertas que vão compor a qualificação como um todo.

Desenvolvido em formato autoinstrucional, na modalidade à distância, a oferta possui carga horária de 30h. Dentre os assuntos abordados cabe destacar: o uso nocivo de álcool, comorbidades clínicas e psiquiátricas devido o uso nocivo de álcool, abordagens terapêuticas, abstinência, entrevista motivacional, recaída, matriciamento, abordagem familiar e rede de atenção psicossocial.

O início do curso é imediato, e os alunos inscritos terão até 27 de novembro para conclusão das atividades. O certificado reconhecido pelo MEC, e validado pela Universidade Federal do Maranhão ficará disponível em até 10 dias úteis após o término dos trabalhos.

Confira o tutorial de inscrição no link.

Fonte: UNA-SUS/UFMA