Curso

UNA-SUS/UFMA abre inscrições para curso de Extensão Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas

O objetivo é compreender e promover o cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas – grupos que fazem parte do contexto da APS e necessitam de atenção por parte de toda a equipe de saúde, incluindo os dentistas.

- Ascom SE/UNA-SUS



Cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária em Saúde, além de demais categorias da saúde, estudantes e demais interessados, já podem se inscrever no curso Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas.

A oferta é fruto de uma parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) - por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) - e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

O objetivo é compreender e promover o cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas – grupos que fazem parte do contexto da APS e necessitam de atenção por parte de toda a equipe de saúde, incluindo os dentistas.

Totalmente gratuito e autoinstrucional, o curso é desenvolvido em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução para Libras. Durante a capacitação, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais, sendo eles: e-books, material em PDF, infográfico, situações de aprendizagem e podcast.

Os interessados em se podem se matricular até o dia 20 de janeiro de 2021 pelo link. O início é imediato.

SOBRE O CURSO:

O curso “Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas” é uma nova oportunidade educacional que tem como objetivo compreender e promover o cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas – grupos que fazem parte do contexto da APS e necessitam de atenção por parte de toda a equipe de saúde, incluindo os dentistas.

Com carga horária de 45h, entre as temáticas abordadas estão: organização do processo de trabalho da Atenção Primária para a integralidade do cuidado em gestantes e puérperas; Rede de Atenção à Saúde (RAS); classificação do risco gestacional; doenças orais mais frequentes em gestantes e puérperas; prescrição medicamentosa à gestante e puérpera (anestésicos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, fluorterapia); exames radiográficos na gestação; cuidados odontológicos no pré-natal e educação em saúde bucal no pré-natal e puerpério.