Curso

UNA-SUS/UFG lança curso sobre a trajetória da Saúde Digital no Brasil

Com carga horária de 10h, o curso aborda os principais conceitos e marcos legais da Saúde Digital no país para o uso da Rede Nacional de Dados em Saúde.

- Cissa Paranaguá



A implementação da Saúde Digital no Brasil inclui um conjunto de ações de tecnologia da informação e comunicação que só terão a efetividade esperada na melhoria da qualidade da atenção à saúde, se profissionais e gestores estiverem capacitados e sensibilizados para utilizá-las adequadamente. Diante desse contexto, a Universidade Federal de Goiás, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG), lança o curso Trajetória da Saúde Digital no Brasil.

Fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), o curso é livre, gratuito, autoinstrucional e utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem. As matrículas podem ser realizadas até 11 de outubro, pelo link. O curso faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da UFG e tem início imediato.

Com carga horária de 10 horas, a capacitação tem como objetivo preparar os profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para a implementação da Saúde Digital no Brasil, a partir do reconhecimento de seus princípios, dos benefícios, da confiança e segurança para a sua utilização, visando a melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão.

Para isso, o curso aborda os aspectos gerais e marcos legais da Saúde Digital no Brasil e as principais diretrizes, normas e regulamentações sobre o tema, como: a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS); a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil (ESD) e o Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil (PAM&A).

Além das aulas e bibliografias recomendadas, são disponibilizados materiais de apoio, como e-book, com conteúdo e o guia do participante, e vídeo com especialista sobre a experiência do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (DATASUS/MS).

Apesar dos conteúdos serem voltados para gestores e profissionais de saúde que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde, o curso é livre para demais interessados. Faça já a sua matrícula!  

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos 

Enfrentamento à pandemia da COVID-19

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre o tema. 

Além do hotsite sobre o novo coronavírus, que contém informações oficiais, vídeos com especialistas, podcasts, entre outros materiais multimídia, estão sendo lançados diversos cursos sobre a COVID-19 na Atenção Básica e Especializada.

Conheça também a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, ofertas e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19