Curso

UNA-SUS/UFG abre matrículas para quatro cursos sobre Saúde Digital

Profissionais de todas as áreas da saúde e demais interessados pela temática podem se matricular até o dia 30 de novembro de 2023.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para quatro cursos online autoinstrucionais, oferecidos pela Universidade Federal de Goiás, instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG). As qualificações trazem conceitos de telessaúde, engajamento do paciente, semiologia clínica e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC).

Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como demais interessados pela temática podem se matricular até o dia 30 de novembro de 2023. Os cursos são livres, gratuitos e tem início imediato. Confira:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino em Saúde

Com o objetivo de melhorar os processos de trabalho e a escolha das ferramentas que possam subsidiar as ações de educação no SUS, ocurso apresenta as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para instrumentalizar o público-alvo no apoio ao ensino em saúde. 

Para isso, está dividido em três unidades: o ensino remoto e ensino a distância: conceitos, diferenças e aplicações; teorias de aprendizagem e o uso de TDIC na educação em Saúde; educação Permanente em Saúde e Formação de profissionais: possibilidades e rumos.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.


Engajamento do paciente

O curso é uma verdadeira ferramenta no preparo e sensibilização de profissionais e gestores que atuam no âmbito da saúde, para que possam identificar possíveis dificuldades no uso das tecnologias e possam oferecer suporte ao usuário por meio de relações de confiança.
 
Para isso, são abordados o uso de tecnologias digitais como estratégias para a saúde digital na perspectiva do letramento em saúde, as boas práticas para o acesso às informações confidenciais, a relação de confiança entre profissionais de saúde e pacientes, e o atendimento humanizado - relação entre profissional e usuário.
 
Carga-horária: 10h
 
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Semiologia Clínica 1

O curso tem o objetivo promover o aprendizado de conceitos e fundamentos da Semiologia, necessários para avaliação e registros seguros, fomentando a reflexão sobre o papel dos profissionais quanto ao registro adequado para a qualidade da informação.

Para isso, faz intersecção com quatro conceitos importantes para a qualificação profissional, que são: Saúde, Informática, Gestão e Saúde Digital. 

Carga-horária: 20h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Telessaúde

O curso tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a trajetória histórica da telessaúde no Brasil, as principais aplicações da telessaúde no Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, além de apresentar seus principais campos de atuação, impactos, limitações e resultados para o setor da saúde no Brasil.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.


Para saber mais sobre outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.



Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFG