Curso

UNA-SUS/UFG abre matrículas para nova oferta do curso Indicadores de Saúde

Entender a aplicabilidade dos indicadores em saúde é de suma importância para avaliação dos dados gerados pela Rede Nacional de Dados em Saúde de forma a produzir evidências e monitorar os processos no âmbito do SUS.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Goiás, instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG), está com matrículas abertas para a segunda oferta do curso online Indicadores de Saúde. A capacitação visa promover compreensão dos conceitos, a utilidade dos indicadores em saúde, e sua aplicabilidade no Sistema Único de Saúde (SUS). 

O público-alvo é composto por gestores municipais, estaduais e distritais de saúde; profissionais de saúde com nível médio ou superior, preferencialmente, aqueles que compõem as equipes da Estratégia de Saúde da Família e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde e os profissionais da tecnologia da informação. Também é livre para os demais interessados no tema. Lançado em 2022, a capacitação soma mais de 18 mil matrículas.

As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2023, pelo link. O curso é autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é totalmente gratuito.

Com carga horária de 20h, distribuídas em quatro unidades, os conteúdos explicam para quê servem os indicadores de saúde e como utilizá-los adequadamente para subsidiar as decisões na gestão de saúde.

O curso apresenta os indicadores de saúde que facilitam a quantificação e a avaliação dos dados produzidos pelos sistemas de informação em saúde e são medidas-síntese que contêm informação importante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Entender a aplicabilidade dos indicadores em saúde é de suma importância para avaliação dos dados gerados pela Rede Nacional de Dados em Saúde de forma a produzir evidências e monitorar os processos no âmbito do SUS.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos.




Fonte: SE/UNA-SUS