Curso

UNA-SUS/UFCSPA lança oitava oferta do curso Gestão da Clínica na Atenção Básica

Com carga horária de 60h, o objetivo é aprimorar os processos de gestão da assistência à saúde, a partir da compreensão dos desdobramentos e implicações da gestão da clínica em suas diferentes abordagens: individual e familiar.

- Cissa Paranaguá - Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde e demais interessados em aprofundar os conhecimentos sobre Gestão da Clínica na Atenção Básica já podem se matricular na oitava oferta do curso, desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), instituição integrante da Rede UNA-SUS.

Sucesso entre os cursos da UNA-SUS, a qualificação - que já contabiliza mais de 93 mil matriculados, somadas todas as ofertas - é livre, totalmente gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 1 de dezembro de 2022, pelo link.

O curso foi desenvolvido para atender a necessidade de aprimoramento das equipes multiprofissionais no que se refere aos processos de gestão da Assistência à Saúde dos usuários, a partir da compreensão dos desdobramentos e implicações da Gestão da Clínica em suas diferentes abordagens: individual e familiar.

Para isso, "diversas ferramentas são apresentadas com o objetivo de otimizar a atenção à saúde e incorporar a sua prática profissional, possibilitando uma visão mais abrangente de sua comunidade quanto as demandas para a gestão de sua unidade de saúde", afirma Adriana Aparecida Paz, Vice-Coordenadora UNA-SUS/UFCSPA.

A primeira oferta do curso superou, em poucas semanas, mais de 10.000 inscritos, enquanto na segunda oferta, foram mais de 17.500 inscritos, o que confirmava a necessidade de outras ofertas do curso e a importância deste na formação dos trabalhadores da saúde. Na última oferta, por exemplo, o curso bateu o recorde de matrículas, com mais de 23 mil inscritos.

Com carga horária de 60h, o curso está organizado em quatro unidades: Gestão da Clínica, Gestão do acesso na Atenção Básica, Gestão do Cuidado – Abordagem Individual e Gestão do Cuidado – Abordagem Familiar.

Segundo a doutora em enfermagem e conteudista do curso, Alísia Helena Weis, a gestão da clínica é um dos pontos mais importantes para qualificar a prática dos profissionais de saúde com base nas diretrizes clínicas, e, consequentemente, oferecer maior integração da equipe de saúde, organização do processo de trabalho e resolutividade das demandas dos usuários.

“Os conhecimentos adquiridos poderão ser refletidos em melhores resultados no acompanhamento do usuário e nas atividades coletivas com a comunidade, evitando problemas potenciais, diminuindo hospitalizações desnecessárias, reduzindo eventos adversos e provendo contato duradouro e humanizado entre profissionais de saúde e usuários. Assim, é possível qualificar o acesso constantemente, com melhor aproveitamento do tempo, a partir da sistematização de críticas e análise sobre a atenção prestada, recursos utilizados e impacto sobre a saúde das pessoas”, defende Weis. 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Itajaí, Santa Catarina, Emerson Duarte, o curso o fez repensar o fluxo de trabalho na Atenção Básica. “O curso é sensacional. Como gestor em saúde pude perceber com outro olhar a dedicação dos trabalhadores de nossa rede. O aprimoramento profissional foi visível em meu dia a dia”, destacou. 

Para a fisoterapeuta mineira, Rebecca Marinho, o curso possibilitou a imersão nesta temática tão relevante, trazendo reflexões acerca da importância da atenção integral à saúde de qualidade, com foco nas necessidades de saúde do indivíduo e do coletivo de forma humanizada. "Além disso, a partir da bibliografia disponibilizada, foi possível perceber o quão importante é publicar mais sobre o assunto, e assim fortalecer as ferramentas da Atenção Básica", relatou.

Já a enfermeira paulistana, Nara Cristina Miashiro, destacou que é fundamental aprender, relembrar e, também, avaliar o que está sendo feito todos os dias. “Se estamos acolhendo adequadamente, se a escuta é qualificada, se estamos dando a devida atenção às demandas do dia. Fiz o curso porque tinha a necessidade de organizar o serviço, utilizar as ferramentas disponíveis de forma adequada. Fazer um diagnóstico da situação, traçar planos, ter objetivos, avaliar as ações, chegar ao resultado, isso tudo, muitas vezes, se dispersa em meio a tantos problemas que precisamos resolver, e o curso foi norteador para mim”, enfatizou. 

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS