Curso

UNA-SUS/UFCSPA lança nova oferta do curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia

Com carga horária de 30h, o curso aborda as características fisiológicas e patológicas básicas do funcionamento do sistema circulatório.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para a nova oferta do curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia, desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), integrante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática podem se matricular pelo link até o dia 15 de dezembro de 2021. O curso é livre, gratuito e tem início imediato.

Com carga horária de 30h, a oferta aborda o reconhecimento de características fisiológicas e patológicas básicas do funcionamento do tecido sanguíneo e do sistema linfático. O curso está dividido em sete unidades e fornece em todas as unidades a análise de caso clínico e laboratorial, além da promoção de tratamento adequado.

A primeira unidade apresenta noções básicas para a interpretação e a realização do hemograma. A segunda unidade aborda o conceito da anemia ferropriva, análise de caso clínico e suas causas. Anemia perniciosa e falciforme são temas da terceira e quarta unidade, respectivamente. O aluno seguirá na unidade cinco com o conceito de alterações plaquetárias, plaquetopenia ou trombocitose. Nas duas últimas unidades, o curso expõe a definição de policitemia vera ou secundária, além de noções básicas do sistema linfático, exame físico linfonodal e tipos de linfadenopatias.

Depoimentos - Para Avid Adrian Fernandez Diaz, médico geral do Programa Mais Médicos, Paraty (RJ), o curso foi produtivo para fazer diagnósticos diferenciais, com maior acurácia, em pacientes com síndromes hematológicas, tanto da série branca ou vermelha, além de permitir uma melhor organização do pensamento e juízo clínico na frente destas desordens para a saúde.

A técnica em enfermagem, Valéria Santos Silva, de Maceió (AL), relatou que o curso ampliou o seu conhecimento e a sua capacidade para detectar anormalidades em pacientes idosos, sabendo orientá-los para os tratamentos e cuidados necessários.

Para Lidiam Gonçalves Franco, enfermeira e técnica de enfermagem, de São Paulo (SP), “o curso contribuiu para analisar alguns exames do meu período de estágio da graduação em enfermagem e para orientar os pacientes. O conhecimento adquirido nesses cursos com certeza valoriza muito o nosso profissional e com certeza realizamos um atendimento qualificado”, relatou.

Serviço

Hemograma, Anemia e Linfadenopatia: UNA-SUS/UFCSPA
Carga horária: 30h
Público-Alvo: profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática.
Matrículas: até 15 de dezembro de 2021, pelo link.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: UNA-SUS/UFCSPA