Curso

UNA-SUS/UFCSPA lança nova oferta do curso Cuidadores e a Atenção Domiciliar

A ideia é que, ao final do curso, o profissional de saúde seja capaz de avaliar a sobrecarga do cuidador domiciliar, analisar questões de relações entre cuidador e equipe de saúde e identificar direitos e serviços disponíveis para a categoria.

- Cissa Paranaguá- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados em aprofundar os conhecimentos sobre cuidadores e a atenção domiciliar, já podem se inscrever na décima terceira oferta do curso desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. Ofertado desde 2013, o curso já reúne mais de 32 mil matrículas.

A capacitação é livre, totalmente gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 26 de agosto de 2020, pelo link.

De acordo com a professora e coordenadora geral da UNA-SUS/UFCSPA, Dra. Aline Corrêa de Souza, o curso tem como objetivo proporcionar a compreensão dos conceitos de cuidado e autocuidado, o entendimento das relações entre cuidador, pessoa cuidada, família e equipe de saúde, bem como a abordagem do cuidador, que inclui o reconhecimento de suas competências e habilidades na Atenção Domiciliar, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

 “Precisamos tornar visível o trabalho de milhares de cuidadores formais e informais que temos em nosso país. Sendo assim, ao voltar o foco para essas pessoas, os profissionais de saúde podem contribuir para um cuidado mais efetivo e reconhecer situações de desgastes e sobrecarga do cuidador. Isso se reflete automaticamente na vida das pessoas acamadas e necessitadas de cuidados domiciliares”, explica a coordenadora.

Aline acredita que, ao final do curso, o profissional será capaz de analisar questões de relações entre cuidador e equipe de saúde e identificar direitos e serviços disponíveis para a categoria. “Com os conhecimentos discutidos, os profissionais de saúde poderão auxiliar as famílias de usuários acamados, de maneira a torná-los mais autônomos e efetivos em seus cuidados, otimizando desta forma a gestão dos serviços de saúde.”, incentiva.

Com carga-horária de 30h, o curso traz os conceitos de cuidado e autocuidado no contexto da Atenção Domiciliar; os tipos de cuidadores: formal e informal e respectivas competências e habilidades, além de oportunizar a análise reflexiva sobre a relação cuidador - pessoa cuidada – família. Os conteúdos destacam aspectos importantes da relação entre a Equipe de Saúde e o Cuidador e, ao final, apresenta a legislação e estatutos relacionados ao cuidador e a pessoa cuidada.

Para a estudante belenense, Elissa Raissa Siqueira do Nascimento, o curso é inovador pela metodologia audiovisual, que inclui materiais e referências científicas atualizadas e reconhecidas. “Tudo isso por meio de uma linguagem acessível e didática, que facilita a compreensão dos conteúdos.”, explica. 

Ela afirma ainda que a capacitação trouxe novos conhecimentos sobre envelhecimento populacional, processo de senescência, prevenção em saúde e cuidado multidisciplinar com o idoso em domicílio, “sendo este último fundamental para a promoção da funcionalidade e qualidade de vida ao idoso”, completa.

Por trabalhar em área ribeirinha, de difícil acesso, a enfermeira Tatiane Saraiva Serrão, da Ilha do Combu, em Belém do Pará, sabe o quão importantes e indispensáveis podem ser os cuidados domiciliares para a sobrevivência de muitos ribeirinhos. “Foi maravilhoso realizar esse curso porque trouxe temas bastante comuns à nossa realidade e que, muitas vezes, temos dificuldade em responder quanto aos cuidados necessários e específicos”, destaca.

Já a assistente social, Rosiane Nascimento Batista, afirma que o curso possibilitou conhecer melhor o público idoso, bem como o trabalho direcionado a eles, compreendendo o largo desafio na atuação multiprofissional na saúde e a importância do comprometimento de todos os profissionais envolvidos para que seja possível atender essa população de forma integral e inclusiva.”, destaca.

Para saber mais sobre essa e outras ofertas UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: SE/UNA-SUS