Curso

UNA-SUS/UFCSPA lança nova oferta do curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar

Com carga horária de 30 horas, o curso apresenta os aspectos teóricos e assistenciais da Abordagem Familiar.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para nova oferta do curso online Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar, oferecido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. O objetivo do curso é proporcionar a compreensão dos aspectos teóricos e conceituais da abordagem familiar na assistência domiciliar, dos fundamentos práticos da organização da visita domiciliar e das ferramentas utilizadas para a abordagem familiar.

Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática podem se matricular pelo link até o dia 1° de dezembro de 2021. O curso é livre, gratuito e tem início imediato.

Com carga horária de 30 horas, o curso apresenta os aspectos teóricos e assistenciais da Abordagem Familiar. Trata os conceitos de cuidado e autonomia, abordagem integral, risco familiar, visita domiciliar e ferramentas de abordagem familiar.

A qualificação pretende capacitar os alunos a conhecerem como organizar e manter contato com a família durante o curso da assistência domiciliar; também a coordenar a gestão do cuidado em colaboração com a pessoa assistida, com a família e com o cuidador; prepara para identificar o impacto da doença na dinâmica familiar; a reconhecer e manejar situações disfuncionais ou de risco que interfiram na assistência domiciliar.

Para a conteudista e revisora do curso, Alísia Weis, a grande procura pelo curso, desde o lançamento, motivou a abertura de novas ofertas. Além disso, “o contexto de agravamento de doenças crônicas, de envelhecimento da população e de pessoas com inúmeras necessidades de saúde a abordagem familiar no cuidado domiciliar torna-se uma importante tecnologia para a construção de vínculos e intervenções de saúde mais assertivas nos contextos familiares”, afirma.

DEPOIMENTOS
De acordo com a fisioterapeuta, Silvia Regina Ribeiro de Queiroz, de São Paulo (SP), o curso contribuiu sobremaneira na minha atuação profissional, uma vez que dá diretrizes para um processo de trabalho qualificado e humanizado na assistência às famílias vulneráveis, dentro de seus domicílios, isto é, nos universos singulares e complexos de cada indivíduo e família. “A rede de apoio familiar é um dos eixos estruturantes para o cuidado resolutivo e o curso nos possibilita instrumentalizar essa complexa abordagem estreitando vínculos e tendo atuações mais resolutivas”, conta.

Para Paulo Roberto Pereira Borges, estudante de Fisioterapia, de Teresina (PI), o curso utiliza de ferramentas importantes para a aproximação e inserção dos profissionais de saúde no ambiente familiar e comunitário. “Entender a rotina e as atividades diárias do paciente é de suma importância para o tratamento e resolução da patologia do indivíduo, fazendo uma abordagem no atendimento levando-se em consideração a convivência da família com o seu convívio comunitário, buscando formas desse meio para utilizar no tratamento do paciente”, afirma.

SERVIÇO

Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar – UNA-SUS/UFCSPA

Carga Horária: 30h

Público-alvo: Curso de livre demanda

Matrículas: até 1° de dezembro de 2021, pelo link.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.