Curso

UNA-SUS/UFCSPA abre matrículas para nova oferta do curso Cuidadores e a Atenção Domiciliar

Com carga horário de 30h, o curso apresenta os conceitos de cuidado e de autocuidado, as modalidades de cuidadores e suas atribuições.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para o curso Cuidadores e a Atenção Domiciliar, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), uma instituição integrante da Rede UNA-SUS. Profissionais de saúde e demais interessados podem se matricular até o dia 1º de dezembro de 2021, pelo link. A qualificação é gratuita, livre e tem início imediato.

O curso tem como objetivo proporcionar a compreensão dos conceitos de cuidado e autocuidado, o entendimento das relações entre diversos atores envolvidos nesse processo, bem como a compreensão da abordagem do cuidador, o que inclui o reconhecimento de suas competências e habilidades na Atenção Domiciliar, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Com carga horária de 30h, o conteúdo está dividido em quatro unidades. A primeira abordará os conceitos e tarefas do cuidador. A segunda apresenta as modalidades, atribuições e a relação com o paciente, a família e com a equipe. As diretrizes para a avaliação do cuidados e os cuidados comuns no domicílio, são os temas das terceira e quarta unidade, respectivamente.

A enfermeira Closeny Maria Soares, de Cuiabá (MT), relatou que ao concluir o curso “foi possível descobrir não só experiências exitosas como também estratégias de cuidados e de melhoria das condições encontradas.” Além disso, ressaltou “gosto muito dos cursos da UNA-SUS e devo ter mais ou menos 3.900 horas de cursos já realizados sem que isso tenha sido exaustivo. Os cursos são de excelente qualidade, o material é de fácil compreensão e a forma de abordagem dos conteúdos é muito motivacional”, afirmou.

Para a assistente social, Liana Arantes, de Salvador (BA), “o curso Cuidadores e a Atenção Domiciliar clarificou conceitos e agregou conhecimentos sobre a importância do cuidado, do papel da família e de como atuar melhor”, afirma.

Alenira Pinheiro Lascola, enfermeira de Ponta Porã (MS), conta que “o curso de Cuidadores e Atenção Domiciliar contribuiu para o meu ingresso no trabalho, sou enfermeira e presto cuidados de cuidadora. Além de tirar meu sustento, aprendi a ver a vida com outro paradigma”, afirma.

Serviço

Cuidadores e a Atenção Domiciliar: UNA-SUS/UFCSPA

Carga horária: 30h

Público-Alvo: Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática

Matrículas: até 1º de dezembro de 2021, pelo link.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS