Geral

UNA-SUS recebe visita de representante da OMS

- Ascom SE/UNA-SUS



A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) recebeu, nessa segunda-feira (27), a visita do diretor da Aliança Global da Força de Trabalho em Saúde (Global Health Workforce Alliance – GHWA), James Campbell, que também dirige a área de Recursos Humanos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na ocasião, o secretário executivo da UNA-SUS Francisco Campos falou sobre a importância da educação em saúde voltada para a Atenção Básica e apresentou o Sistema UNA-SUS, abordando os cursos oferecidos e a capacidade de alcance do ensino a distância.

Foto: Sérgio Velho (SE/UNA-SUS)

Campbell falou sobre a importância da Carta de Recife, elaborada durante o 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, que ocorreu em Recife, em novembro de 2013. A carta aborda os principais desafios de recursos humanos em saúde e as ações para enfrentar tais entraves, no intuito de transformar e melhorar o cenário para os trabalhadores da saúde, bem como a qualidade de assistência à população. Para ele, iniciativas como a UNA-SUS vão ao encontro desses objetivos.

Para Campbell, o mundo necessita de ferramentas para a educação permanente dos profissionais de saúde. Nesse sentido, elogiou a atuação da UNA-SUS e destacou ainda a importância da oferta de cursos em diversas áreas, incluindo atenção domiciliar, saúde mental, saúde coletiva, saúde da família, entre outros.  “Essa é a agenda dos próximos 50 anos e vocês já estão realizando esse trabalho”, disse.

Para o diretor, a experiência do Brasil com a Estratégia de Saúde da Família é extremamente relevante, especialmente pelo fato de a estratégia possuir uma abordagem integral da saúde. “Daqui há 30 anos, teremos outra perspectiva em relação à importância da Atenção Básica”.

Campbell destacou também a necessidade de se investir em educação e ciência e destacou que o Brasil tem realizado pesquisas científicas relevantes na área da saúde.

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt