Institucional

UNA-SUS realiza aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde Coletiva

Essa é a sexta turma da qualificação, que já formou mais de 1.500 médicos especialistas em Saúde da Família.

- Ascom SE/UNA-SUS



A coordenação do Curso de Especialização em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UNA-SUS/UFBA), realizou nesta segunda-feira (18/07), a aula inaugural da nova turma do curso.

A mesa de abertura contou com a participação da Secretária Executiva da UNA-SUS, Maria Fabiana Damásio Passos; Assessora Técnica CGPROP/MS, Ana Edith Marques; Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Luis Eugenio Portela; Coordenador da UNA-SUS/UFBA, Gildásio Daltro e a Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Atenção Básica / Saúde da Família, Maria Lígia Rangel.

Essa é a sexta turma da especialização, que integra ações do Programa Mais Médicos. Mais de 1.500 de médicos já receberam o título de especialista em saúde da família por meio da qualificação.

Para a secretária executiva da UNA-SUS, o momento de lançamento de um curso é sempre muito importante, pois representa toda sua trajetória. Fabiana ressalta que formação em saúde ainda é um grande desafio, e se mantém necessária para sejam garantidos os princípios e diretrizes do SUS. “Unimos forças por meio da Rede UNA-SUS, para desenhar estratégias que garantam a capilaridade, para que possamos chegar nas áreas mais remotas do Brasil, fortalecendo o SUS por meio das estratégias de qualificação”, disse.

A importância do Programa Mais Médicos foi ressaltada pelo Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. “O Programa Mais Médicos tem tido um impacto muito positivo na melhoria das condições de vida da população, tendo ampliado o acesso à Atenção Primária no nosso país e, ao mesmo tempo, fortalecendo o processo de qualificação dos médicos. Um sistema de saúde centrado na pessoa passa, necessariamente, pela Atenção Primária”, afirmou Luis Eugênio, que reforçou que a qualificação integra aspectos técnicos e sociais, para formar profissionais que façam a diferença.

A coordenadora do curso, Lígia Rangel, ressaltou a importância da educação à distância como uma excelente oportunidade de qualificação profissional. “Agradecemos a UNA-SUS por nos acolher nesse belíssimo projeto, que amplia a possibilidade de formação para os médicos que estão nos locais mais distantes, que possibilita que o conhecimento chegue até eles, que possam estar trabalhando com professores dedicados à essas temáticas e que irão contribuir para a formação desses médicos. Temos tido muito aprendizado neste período”, afirmou.

Sob o tema Medicina Centrada Na Pessoa Como Organizadora Da Prática Clínica Do Médico De Família, a aula inaugural foi ministrada pelo professor José Luiz Moreno Neto (FMB/UFBA) e coordenada por Catharina Matos Soares (ISC/UFBA).

Para assistir à aula inaugural, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=xsZmkE_Nd0k



Fonte: SE/UNA-SUS