Institucional

UNA-SUS participa do CBMFC

O 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade – CBMFC ocorreu em Fortaleza/CE, de 20 a 23 de setembro.

- Ascom SE/UNA-SUS



O 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade – CBMFC ocorreu em Fortaleza/CE, de 20 a 23 de setembro. O evento se relaciona com o momento vivido pela atenção primária na retomada do Mais Médicos, neste ano, em que o programa completou 10 anos. O Ministério da Saúde reformulou o programa com a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O novo Mais Médicos oferece especialização e mestrado para os profissionais e, com a ampliação para quatro anos, médicas e médicos poderão realizar a prova de título e se tornar especialistas em Medicina de Família e Comunidade.

“A grande maioria dos médicos de medicina de família e comunidade e os estudantes que estão aqui presentes são jovens. Nós apostamos na juventude. O Ministério da Saúde aposta nas novas gerações de médicos e médicas que temos no Brasil para poder resgatar o melhor da medicina e consolidar um sistema público de saúde, universal e gratuito. E colocar, naquilo que a gente aprendeu com quem veio antes, muita coragem e sagacidade”, disse o secretário da Atenção Primária à Saúde (APS), Nésio Fernandes.

A UNA-SUS marcou presença na programação do evento, durante a Mesa Redonda: Processos Formativos (Experiências Em Especialização), realizada no dia 22, com participação de Marcelo Pellizzaro representando a UNA-SUS, Fabiano Guimarâes (MFC-BH), Ricardo Heinzelmann (MFC-Santa Maria) e Cassandra Pisco (MFC-RJ).

Na ocasião, Marcelo apresentou a proposta do curso de especialização desenhado para o Médicos pelo Brasil e as adaptações que foram pensadas para a oferta para o Mais Médicos. Os demais palestrantes apresentaram outras experiências de especialização em Medicina de Família e Comunidade.

Durante o evento, a coordenadora do curso de especialização em medicina de família e comunidade pela UNA-SUS/Fiocruz MS, Leika Geniole, realizou apresentações de trabalhos sobre a oferta da especialização: Oficina Pedagógica para Tutores Acadêmicos: a experiência do Programa Médicos pelo Brasil; e Programa Médicos pelo Brasil: a tutoria acadêmica na Especialização em Medicina de Família e Comunidade.

Programas de provimento

Durante todos os dias, o 17° CBMFC contou, ainda, com um espaço para atendimento sobre os programas de provimento do Ministério da Saúde, o Mais Médicos para o Brasil e o Médicos pelo Brasil. Gestores municipais, médicos dos programas ou recém-formados e estudantes de medicina puderam esclarecer dúvidas e buscar informações sobre as atividades dos médicos nos municípios, contrapartidas, novos editais, adesão, remanejamento de profissionais e formação acadêmica.