Institucional

UNA-SUS participa do VII Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (CIAPS)

Contabilizando mais de 10 milhões de matrículas em todo o Brasil, a UNA-SUS apresentou seu trabalho para profissionais da saúde em congresso de relevância internacional.

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



Nos dias 1, 2 e 3 de maio de 2025, foi realizado em Teresina (PI) o VII Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (CIAPS), com o tema “Ferramentas Inovadoras para a Qualificação da APS e Redução da Mortalidade Materna”. Desde a 5ª edição, toda a programação do CIAPS tem se dedicado a buscar soluções para a redução da mortalidade materna no Brasil, promovendo um espaço de proposições de mudanças, com destaque para discussões sobre ferramentas e técnicas capazes de aperfeiçoar os serviços prestados na APS.  

O congresso foi realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NUEPES) e Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PPGSM). Ao longo dos três dias, oficinas temáticas levaram aos participantes debates sobre saúde da mulher, interoperabilidade da saúde digital na APS, inovações tecnológicas na avaliação da saúde feminina, análise de dados sobre mortalidade materna, uso da realidade virtual no ensino em saúde, mapeamento de evidências científicas, entre outros assuntos relevantes. 
 
O encontro contou ainda com mesas-redondas, painéis e um fórum dedicado à Tuberculose e Hanseníase. Com um público composto por profissionais de diversas áreas da saúde — desde representantes do Ministério da Saúde até trabalhadores que atuam diretamente na APS —, foram apresentadas e debatidas dinâmicas da formação médica e multiprofissional, com o objetivo de contribuir para a qualificação da formação oferecida aos profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Apresentando a UNA-SUS 

Representando a Secretaria Executiva da UNA-SUS, a consultora Edinalva Neves Nascimento esteve presente no evento. Ela integrou o painel de conferência “O ensino de graduação e a educação permanente para a qualificação do cuidado na APS”, apresentando as contribuições da UNA-SUS em relação ao tema. No mesmo painel, também participaram os conferencistas Ugo Camori (Unicamp/SBMFC), abordando a questão da residência de família e comunidade no Brasil, e Luís Alcoforado (Universidade de Coimbra/Portugal), ressaltando a importância da educação em saúde para a indução de políticas públicas. 
 
Em sua apresentação, Edinalva reforçou, junto ao público, os três pilares da UNA-SUS:  

Rede UNA-SUS, Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e Plataforma Arouca
 
Os participantes puderam conhecer melhor a distribuição da Rede UNA-SUS pelo país, bem como as etapas de produção de cursos — da demanda até a produção, oferta e inclusão no ARES. Além disso, foram apresentadas também iniciativas voltadas para a comunidade médica, e o processo pedagógico do Programa Mais Médicos De acordo com Edinalva, o objetivo foi evidenciar a complexidade e o caráter participativo das ações relativas a cada território, e como elas demandam a elaboração de cursos específicos para a qualificação dos profissionais envolvidos. 
 
15 anos qualificando profissionais da saúde 
 
Durante o CIAPS, Edinalva relembrou que, este ano, a UNA-SUS completa 15 anos. O aniversário oficial da instituição será celebrado no dia 8 de dezembro de 2025 e, ao longo do ano, estão programadas diversas atividades comemorativas. “Fiz um convite para que a comunidade, como um todo, esteja conosco nessa comemoração”, ressaltou.  
 
Segundo a representante da UNA-SUS, foram mais de 500 cursos produzidos pela Universidade Aberta até o momento, sendo grande parte voltada para a APS. Quem abre o site hoje, encontra aproximadamente 98 cursos disponíveis para acesso livre, voltados para a qualificação de trabalhadores da saúde, estudantes, gestores e demais interessados. Além disso, ao incluir também os mestrados, especializações e cursos de aperfeiçoamento, a UNA-SUS contabiliza 10 milhões e 600 mil matrículas em todo o Brasil. 
 
Muitos dos cursos disponibilizados pela Rede UNA-SUS atualmente se relacionam diretamente com a temática do congresso, como, por exemplo:  
 
Cuidados para o desenvolvimento da criança na APS 
Amamenta e Alimenta Brasil: recomendações baseadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos 
A dinâmica da violência no contexto familiar 
Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da atenção integral à saúde da criança 
 
Oportunidade de intercâmbio de conhecimento 
 
A pesquisadora da Secretaria-Executiva Nacional da UNA-SUS, Kellen Gasque, esteve no CIAPS como parte da Comissão Científica do evento. A UNA-SUS esteve presente também na prospecção de parceria com pesquisadores e, ainda, na escuta dos trabalhadores da saúde de diferentes territórios brasileiros. 
 
O congresso agrega uma variedade de profissionais e, para Kellen, que participou também como moderadora de mesa sobre ações de telessaúde no Piauí, é um evento que, a cada ano, cresce mais. Estiveram presentes pesquisadores relevantes do Brasil, da América Latina como um todo, e da Europa. Desse modo, a participação da UNA-SUS se torna de grande relevância para seguir aprimorando sua atuação na qualificação em saúde. “É importante ouvir tanto quem está trabalhando na produção das políticas públicas quanto quem está lá na ponta fazendo a execução desses trabalhos”, enfatizou. 



Fonte: SE/ UNA-SUS