Geral

UNA-SUS participa do 4º Congresso Iberoamericano de Medicina de Família e Comunidade

- Ascom SE/UNA-SUS



O 4º Congresso Iberoamericano de Medicina de Família e Comunidade ocorreu de 18 a 21 de março, em Montevideo, Uruguai. Sob o tema “Qualidade e Equidade no Cuidado à Saúde”, o objetivo foi discutir, expor e criar formas de aperfeiçoar o trabalho da Medicina de Família e Comunidade. A organização é da World Organization of Family Doctors (WONCA), que reúne anualmente profissionais de várias regiões em seu congresso. Mais de 1.500 pessoas participaram do evento, incluindo especialistas na área, bem como outros profissionais de saúde dos 20 países membros da Confederação Latino-Americana de Medicina Familiar (CIPM - Wonca).

As atividades do evento incluíram oficinas, painéis, conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos em forma de banners. Haverá também exposição fotográfica, prêmios e apresentações musicais.

O Congresso teve como eixos temáticos: conceitos, práticas e processos em Medicina Familiar; temas clínicos; temas técnico-políticos, e ensino-aprendizagem, investigação, divulgação e educação a distância.

No dia 19 de março, a experiência da UNA-SUS foi apresentada pelo coordenador de Gestão do Conhecimento da UNA-SUS, Vinícius Oliveira, durante o painel Estrategias de capitacion y reperfiliamento para la transformación de los sistemas de salud, incluyendo áeas rurales (Estratégias de Capacitação e Redefinição de Perfil Profissional dos sistemas de saúde, incluindo a área rural, em tradução livre). O painel confirmou o interesse de países latino-americanos na experiência exitosa do Sistema UNA-SUS.

De acordo com o consultor da UNA-SUS, Carlos Alberto de Oliveira, as atividades possibilitaram a troca de experiências locais, regionais e nacionais, com representantes de todos os países iberoamericanos e caribenhos. “Tivemos a participação de palestrantes e congressistas americanos, australianos, belgas, suecos e canadenses”, conta. Para Carlos Alberto, os temas comprovaram os avanços e a relação da Medicina de Família e Comunidade com a Atenção Primária, “especialmente no que tange à incorporação de tecnologia da comunicação e informação; metodologias ativas em processos e atividades educacionais; estabelecimento de competências e certificação de competências; a consolidação da pesquisa científica e avaliação nas áreas”, explica o consultor.

O evento antecedeu o 21º Congresso Internacional da WONCA que acontecerá em 2016, no Rio de Janeiro.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da Wonca, Telessaúde e Abrasco.