Institucional
UNA-SUS participa de visita de comitiva de Moçambique na Unifesp
Encontro teve como propósito compartilhar boas práticas em EaD e identificar linhas de cooperação
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebeu, nesta terça-feira (30/7), a visita de representantes do Instituto Nacional de Educação à Distância (INED), instituição responsável por coordenar e regular a Educação à Distância, no âmbito do Sistema Nacional de Educação em Moçambique.
A comissão está no Brasil para conhecer as atividades da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).
Na oportunidade, membros do INED realizaram uma apresentação com histórico, dados dos cursos e de estudantes matriculados. O encontro também discutiu possíveis linhas de cooperação entre as instituições e o compartilhamento de boas práticas em educação à distância (EaD), especialmente na formação e qualificação de recursos humanos e experiências em cursos na área de saúde.
Por parte da Unifesp, estiveram presentes a vice-reitora, Lia Bittencout, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Debora Galvani, a vice-diretora da Secretaria de Relações Internacionais, Tamiris Burin, o coordenador-geral da UNA-SUS na instituição, Jorge Harada, além de docentes da universidade. Já pelo INED, participaram o diretor-geral, Pedro João Baptista, e os(as) técnicos(as) Fúlvio Samuel Dobe, Isabel Maria de Albuquerque Azevedo, Julieta Jorge Nhaca e Tinga Fernando Abrão.
Pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, integraram a reunião a secretária executiva, Fabiana Damásio e o coordenador de avaliação e monitoramento de projetos e programas, Alysson Lemos.
Ao final do encontro, a Unifesp e o INED firmaram um protocolo de intenções com objetivo de estabelecer intercâmbio didático, científico e tecnológico, visando promover e estimular o desenvolvimento de programas de formação de equipe técnica em Educação à Distância e contribuir com atividades educacionais, eventos e cursos.