Institucional

UNA-SUS participa da 16ª Expoepi

Reconhecido como um dos eventos mais importantes de vigilância em saúde do país, a Expoepi deve reunir cerca de 2 mil gestores e profissionais que atuam em serviços de saúde do SUS, além de estudantes e interessados no tema.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Secretaria Executiva da UNA-SUS participa da 16ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que ocorre entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Brasília. Reconhecido como um dos eventos mais importantes de vigilância em saúde do país, a Expoepi deve reunir cerca de 2 mil gestores e profissionais que atuam em serviços de saúde do SUS, além de estudantes e interessados no tema. Durante os três dias serão discutidas, por exemplo, ações de vigilância, prevenção e controle das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. 

Na ocasião, a UNA-SUS vai marcar presença no stand da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), realizando atendimento ao público. Os participantes do evento poderão testar seus conhecimentos com os quizzes temáticos de cursos da Rede UNA-SUS: dengue, influenza, coinfecção tb-hiv, hanseníase, tuberculose, saúde da população idosa, vigilância e controle de vetores e sarampo. Os congressistas também poderão tirar dúvidas, assistir a vídeos e até se matricular nos cursos.

A Expoepi reconhece e premia experiências bem-sucedidas na área da vigilância em saúde para inspirar outras iniciativas pelo país. Esta edição bateu o recorde de trabalhos inscritos: foram 1.185 projetos de todo o país. Estas experiências e trabalhos estão concorrendo a premiações que variam de R$ 4 mil a R$ 50 mil, em três modalidades de participação.

Neste ano haverá, ainda, exposição de fotografias que retratam as ações de vigilância em saúde pelo país. As fotografias enviadas pela população e profissionais de saúde comporão a exposição Pelas Lentes da Vigilância: o SUS que construímos, na 16ª Expoepi, além de poderem ser publicadas em outros veículos de comunicação do Ministério da Saúde.

A exposição apresentará ainda os principais avanços e desafios à vigilância em saúde, nos últimos 16 anos, da criação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde até os dias atuais.


Veja aqui a programação completa da 16ª Expoepi

Fonte: SE/UNA-SUS com informações da SVS: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46056-estao-abertas-as-inscricoes-para-a-16-expoepi