Institucional

UNA-SUS no XVIII Alames: democracia e direitos em saúde em pauta

Membros da SE/UNA-SUS participaram de um dos principais encontros da saúde coletiva no país, colocando direitos sociais e saúde em foco

- Ascom SE/UNA-SUS



A UNA-SUS esteve presente no XVIII Congresso Latino-Americano de Medicina Social e Saúde Coletiva (Alames), realizado entre os dias 4 e 8 de agosto, no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro. O congresso, um dos principais encontros da saúde coletiva no país, debateu este ano o tema “Por democracia, direitos sociais e saúde: retomando o caminho da determinação social e soberania dos povos”.

Pesquisadores nacionais e internacionais participaram de uma programação intensa, contribuindo para o debate sobre saúde pública, racismo e violência e formação e força de trabalho, além de sessões de apresentações de trabalhos. 

Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília e Secretária Executiva da UNA-SUS, foi convidada da mesa “Racismo e violências: o papel da saúde coletiva”. “Estou me sentindo muito honrada de estar aqui com pessoas que são tão importantes para a história da saúde coletiva, neste congresso que vem sempre trazendo discussões que são fundamentais como a que estamos fazendo aqui agora, para falar de um tema que é tão caro para todos nós”, declarou ao participar do debate. 



Já o consultor sênior da SE/UNA-SUS, Francisco Campos, participou como convidado das mesas “Formação e força de trabalho em saúde” e “Alames 40 anos: avaliar o presente para construir o futuro”. O evento teve como prioridade a construção de sistemas de saúde universais, com discussões sobre democracia, direitos sociais e determinação social da saúde. A programação incluiu conferências, mesas temáticas e outros formatos de apresentação, aprofundando a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos. 



Saiba mais em XVIII Congresso Latinoamericano de Medicina Social e Saúde Coletiva.



Fonte: SE/UNA-SUS