Curso

UNA-SUS lança novas ofertas para o programa sobre Tuberculose

Com carga horária total de 45h, o programa é composto por cinco cursos independentes.

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com matrículas abertas para os cursos online do Programa de Formação Modular Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde, ofertados pela Fiocruz Brasília.

Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados podem se matricular até o dia 16 de junho de 2023. O programa é livre, gratuito e tem início imediato.

Com carga horária total de 45h, o programa é composto por cinco cursos independentes, com temáticas relacionadas às populações prioritárias para o controle da doença no país: população indígena, população em situação de rua, população geral, população privada de liberdade e população com HIV. Confira!

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Indígena (9h)
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População em Situação de Rua (9h)
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Geral (10h)
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Privada de Liberdade (8h)
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com HIV (9h)

O Programa foi desenvolvido pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, em parceria com as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e a Escola de Governo da Fiocruz Brasília. 

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para realizar todas as etapas do manejo da tuberculose em pessoas com diferentes especificidades, de acordo com o contexto social e modo de vida.

Além disso, o programa também fornece uma ferramenta de acesso a informações municipais de tuberculose e sugereuma ordem para a execução dos módulos, a partir das principais necessidades locais. O estudante pode realizar apenas os cursos de interesse e receber o certificado pelos mesmos ou realizar todos os cursos e receber o certificado de realização do programa como um todo.

Para saber mais sobre esses e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.



Fonte: SE/UNA-SUS