Curso

Ofertas abertas para seis cursos sobre doenças infecciosas e diagnóstico e cuidado onco-hematológico na APS

Os interessados podem se matricular até o dia 17 de dezembro.

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para novas ofertas dos cursos oferecidos pela Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS. São seis capacitações que tratam desde o manejo de doenças como: sarampo, dengue, influenza, COVID-19 e sobre diagnóstico e cuidado onco-hematológico na Atenção Primária à Saúde - APS. 
 
Os cursos são livres, gratuitos e têm início imediato. As cargas horárias variam conforme o tema e cabem nas mais diversas rotinas e agendas. As matrículas podem ser realizadas até 17 de dezembro de 2022. 
 
Confira: 
 
Diagnóstico e Cuidado onco-hematológico na Atenção Primária à Saúde – APS 
Com carga horária de 8h, o curso tem como objetivo capacitar médicos e profissionais da atenção primária à saúde para assistência ao paciente onco-hematológico, por meio de estratégias de atendimento que garantam ações coordenadas em um cuidado centrado na pessoa. 

Para isso a qualificação é dividida em nove etapas que abordam os seguintes temas: o cuidado onco-hematológico na APS; os sinais de alerta em onco-hematologia; citopenias no cuidado onco-hematológico na APS; anemia no cuidado onco-hematológico na APS; linfonodomegalia no cuidado onco-hematológico na APS; Síndromes Mieloproiferativas no cuidado onco-hematológico na APS; interpretação do hemograma no cuidado onco-hematológico; e Regulação e processos de trabalho na onco-hematologia, Humanização e manejo clínico afetivo no cuidado onco-hematológico. 
 
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui
 
Dengue 

A qualificação tem como objetivo familiarizar os profissionais com as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde quanto ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente.  

Carga horária: 10h
 
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui
 
Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde  
 
O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar prontamente o caso suspeito de sarampo e conduzir ações de atenção e vigilância de forma integrada e oportuna, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho. 

Com carga horária de 60h, a capacitação aborda desde o papel do Serviço de Saúde e do profissional no controle do sarampo, com destaque às medidas de prevenção, diagnóstico laboratorial, notificação de casos e, também, de possíveis eventos adversos pós-vacinação (EAPV), até o devido atendimento, segundo a condição clínica do paciente e dos protocolos preconizados, sem esquecer das medidas de controle de infecção no serviço de saúde. 
 
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui
 
Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde 
  
Com carga horária de 18h, o curso tem como objetivo reconhecer as recomendações apresentadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus e nas documentações oficiais sobre o a doença na Atenção Primária em Saúde.  
 
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui
 
Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19  

Produzido pela Organização Mundial da Saúde e traduzido para o português pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), este curso fornece uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios emergentes.  

Carga-horária:
 4h 

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui
 
Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19)  

Com carga horária de 5h, o curso fornece informações sobre como os serviços de saúde devem agir para prevenir e controlar as infecções no ambiente de trabalho. Como identificar um caso e como aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle para garantir que não resultem em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes. 
 
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui
 
Para conhecer este e outros cursos da UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos



Fonte: SE/UNA-SUS