Curso

UNA-SUS lança nova oferta do curso de esquistossomose

Com carga-horária de 45h, o curso tem como objetivo otimizar o manejo clínico e epidemiológico da doença no âmbito da Atenção Primária.

- Cissa Paranaguá - Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde e demais interessados em aprofundar os conhecimentos referentes ao manejo clínico e epidemiológico da esquistossomose na Atenção Básica, já podem se inscrever na segunda oferta do curso oferecido pela Fiocruz Pernambuco (Instituto Aggeu Magalhães – IAM), em parceria com a UNA-SUS e o Ministério da Saúde. O objetivo é contribuir para a diminuição da morbimortalidade em áreas endêmicas e não endêmicas por meio do diagnóstico oportuno e tratamento adequado.

O curso é livre, gratuito e certificado. As matrículas podem ser realizadas até 30 de dezembro de 2020, pelo link. E o início é imediato.

A esquistossomose mansônica é uma das doenças parasitárias mais graves do país, ficando atrás apenas da malária. Estudos demonstram que a doença apresenta um número elevado de casos na forma grave, o que mantém elevados os indicadores de mortalidade. O agravamento da doença se dá, em muitos casos, por falhas no acolhimento pelos serviços de saúde, sendo a estratégia de saúde da família um dos pontos basilares nesse processo. 

Nesse contexto, o curso tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para o manejo clínico e epidemiológico da esquistossomose, na perspectiva de diagnosticar e tratar indivíduos infectados o mais precocemente possível, evitando o agravamento das formas clínicas e a evolução para estágios crônicos e graves da doença. Além disso, espera-se aprimorar o sistema de vigilância em saúde para esse agravo, visando a redução dos indicadores de morbimortalidade.

“É preciso que o manejo de pacientes siga um fluxo adequado, no qual o indivíduo doente é captado pela atenção básica, tratado e encaminhado para serviços de referência quando necessário, até o restabelecimento de sua saúde”, destaca a  coordenadora acadêmica do curso, Drª Elainne Gomes, que também é pesquisadora e vice-coordenadora do Laboratório e Serviço de Referência em Esquistossomose (IAM/Fiocruz/MS).

Com carga horária de 45 horas, divididas em seis unidades, o curso trata desde os aspectos epidemiológicos e ciclo de transmissão até manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento da esquistossomose, com uma unidade específica sobre o diagnóstico e o manejo das formas ectópicas da doença. 

Para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e interessante, o curso traz infográficos que detalham o ciclo da esquistossomose, bem como vídeos com os maiores especialistas do país abordando aspectos específicos da doença. Também são utilizados casos clínicos baseados em histórias reais, apresentados no formato de história em quadrinhos, material especialmente elaborado para abordar os conteúdos do curso. A oferta conta ainda com bibliografia complementar de artigos científicos, sites de referência e manuais do Ministério da Saúde.

Para Gomes, os conhecimentos disseminados no curso fornecem o aporte teórico e prático necessário para que os profissionais de saúde possam intervir no controle da esquistossomose em todo o país. “Espera-se que tais profissionais estejam aptos para trabalhar nos mais diversos cenários de disseminação da doença, ou seja, atendendo a populações em áreas endêmicas e em localidade onde a transmissão da doença é focal, visando sempre o diagnóstico e tratamento precoce, a prevenção de complicações, a promoção a saúde e por fim o controle desta endemia”, enfatiza.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos 


Fonte: SE/UNA-SUS