Curso

UNA-SUS lança curso sobre o manejo clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde

Esse é o nono curso referente à pandemia disponibilizado pela plataforma.

- Cissa Paranaguá - Ascom SE/UNA-SUS



Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre o tema. Diante desse contexto, a UNA-SUS lança o nono curso sobre a temática na plataforma: o Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, ofertado por meio da Fiocruz Brasília.

Fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e de Vigilância em Saúde (SVS), o curso é livre, gratuito e utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem.

As matrículas podem ser realizadas até 31 de dezembro, pelo link

Com carga horária de 18 horas, a capacitação tem como objetivo auxiliar o profissional de saúde a entender o papel resolutivo da Atenção Primária à Saúde (APS) frente aos casos leves de COVID 19, bem como a identificação precoce e o devido encaminhamento dos casos graves para os demais níveis de atenção de forma coordenada.

Como o curso é construído a partir dos casos clínicos que resumem bem as principais característica do processo de trabalho das equipes multidisciplinares da APS, o aluno terá a oportunidade de aprender desde as atribuições de cada membro da Equipe de Saúde da Família (ESF) no acolhimento e condução dos casos de Síndrome Gripal até as medidas de prevenção de contágio que devem ser adotadas na rotina de atendimentos da UBS, o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e as formas de notificação, acompanhamento e monitoramentos dos pacientes com quadro suspeito ou confirmado de COVID-19 e dos seus contatos próximos.

Ao se apropriarem dos protocolos e guias oficiais que orientam a prática de atendimento referente à COVID-19, os profissionais de saúde da APS entenderão melhor o seu papel, contribuindo para a oferta de uma atenção humanizada, ágil e efetiva, em que o profissional evita o seu contágio, de seus colegas profissionais e dos casos suspeitos com outros usuários que frequentam a UBS.

Conheça também a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, ofertas e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19


Fonte: SE/UNA-SUS