COVID-19

UNA-SUS lança curso online gratuito sobre Medidas de Proteção no Manejo da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde

São abordados conceitos práticos de fluxos das unidades, uso racional de EPIs e demais medidas que visam a redução da possibilidade de contaminação nas unidades de saúde pelo país.

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de saúde de todo Brasil já podem se matricular no mais novo curso da UNA-SUS sobre a COVID-19. A capacitação Medidas de Proteção no Manejo da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde é oferecida pela Universidade Federal de São Paulo, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/Unifesp). O objetivo é instrumentalizar os profissionais sobre as medidas de proteção frente a pandemia de COVID-19. Para tanto, são abordados, de uma maneira centrada na humanização, conceitos práticos de fluxos das unidades, uso racional de equipamentos de proteção individuais (EPIs) e demais medidas que visam a redução da possibilidade de contaminação nas unidades de saúde pelo país.

Interessados podem se matricular pelo site, até 31 de dezembro de 2020. O curso é autoinstrucional e possui início imediato.

Com carga horária de 10 horas, divididas em sete unidades, os conteúdos abordam aspectos sobre a COVID-19, biossegurança, risco e contágio, etiqueta da tosse e do espirro, prevenção pré e pós exposição, acolhimento e direito à saúde, autocuidado e saúde mental, técnicas para higienização das mãos, paramentação e desparamentação dos EPIs, entre outros.

De acordo com o médico e professor da instituição, Morris Souza, conteudista do curso, o principal destaque dessa oferta é a forma aplicada com que os temas são trabalhados. “Por meio de uma abordagem dialogada, esse curso coloca a humanização no centro do processo, trazendo os principais conceitos técnicos de forma clara e objetiva, instrumentalizando os membros da equipe de saúde para essa pauta tão relevante”, afirma.

Para o professor, a importância da capacitação nesse momento é central. “A pandemia já matou milhares de pessoas pelo país e os profissionais de saúde continuam sendo o grupo mais exposto. Rever os conceitos e manter boas práticas é um cuidado fundamental para evitarmos contaminações evitáveis e suas eventuais repercussões”. Para Morris, o curso reforça o compromisso da Unifesp e do coletivo UNA-SUS na formação dos profissionais para uma assistência de excelência para os usuários do SUS, país afora.

Conheça as demais capacitações da UNA-SUS sobre a COVID-19

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre o tema. Para tanto, as universidades da Rede UNA-SUS se mobilizaram e produziram em tempo recorde diversos cursos para a qualificação dos profissionais de saúde sobre o tema. 

O público-alvo são profissionais de saúde de todo território nacional, mas as matrículas também estão abertas a demais interessados no tema. Mais de 250 mil pessoas já se inscreveram nas ofertas.

Há cursos focados na Atenção Primária, que abordam as características da doença, orientações para o manejo clínico, trazem informações para o isolamento domiciliar, bem como as medidas de prevenção para a comunidade.

Já as capacitações voltadas à Atenção Especializada abordam as medidas de proteção no manejo da COVID-19, orientações sobre o uso de EPIs, além dos procedimentos de desinfecção nos serviços de atenção à saúde.  São apresentadas recomendações que compõem o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) e outros documentos oficiais relevantes sobre manejo clínico de síndromes gripais com ênfase nos níveis de Atenção Secundária e Terciária à Saúde.

Além dos cursos, a UNA-SUS lançou um hotsite sobre o novo coronavírus, que contém informações oficiais, vídeos com especialistas, podcasts, entre outros materiais multimídia, estão sendo lançados diversos cursos sobre a COVID-19 na Atenção Básica e Especializada.

Conheça a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, cursos e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19.



Fonte: SE/UNA-SUS