Geral

UNA-SUS integra programação do Abrascão

- Ascom SE/UNA-SUS



Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, ou Abrascão, como é mais conhecido, será realizado de 28 de julho a 01 de agosto no campus da Universidade Federal de Goiás (UFGO), em Goiânia. O evento tem como tema “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: O Desafio do SUS Universal”. A UNA-SUS integra a programação do evento por meio de mesas e apresentação de trabalhos científicos.

Na quinta-feira (30) o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, participará da mesa redonda “EAD - Impactos e Perspectivas na Saúde”, proposta pelo GT de Trabalho e Educação na Saúde.

Para Campos, a Abrasco é uma associação tradicionalmente baseada nas pós-graduações presenciais em saúde. Dessa forma, o tema da mesa denota a preocupação da Associação com a educação a distância e os desafios que a estratégia representa. Na ocasião, será apresentada a experiência da UNA-SUS, que já alcançou quase 200 mil alunos por todo Brasil.

O coordenador da mesa será o representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Joaquín Molina. Também participarão do debate Antônio Ivo de Carvalho, da CEE/Fiocruz (RJ); a Coordenadora da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFRN), Janete Lima de Castro e o diretor do Departamento de Gestão de Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/MS), Alexandre Medeiros de Figueiredo.

O secretário também moderará a mesa “A Gestão de Recursos Humanos Frente às Novas Epidemias e Doenças”, no dia 1º de agosto. O palestrante será o diretor da Aliança Global da Força de Trabalho em Saúde (Global Health Workforce Alliance – GHWA), James Campbell, que também dirige a área de Recursos Humanos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A mesa abordará o ebola como estudo de caso e discutirá os desafios que as epidemias representam para a gestão de recursos humanos em saúde. “Epidemias como Ebola, na África, cobram vidas de centenas de trabalhadores da saúde, que ficam mais suscetíveis à exposição de doenças nesses períodos”, Campos.

TRABALHOS CIENTÍFICOS

A Fiocruz Brasília teve 24 trabalhos aprovados no Abrascão, entre eles, quatro são de autoria de colaboradores da UNA-SUS.

O trabalho “Quando a educação a distância potencializa uma Política Pública: a construção de um curso multinível para Atenção Domiciliar no Brasil” tem como objetivo relatar a construção do primeiro Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar a Distância (PMQ-AD), produzido por oito universidades da Rede UNA-SUS. Os autores são: Leonardo Savassi; Carlos Alberto de Oliveira; Vinícius de Araújo Oliveira e Ricardo Alexandre de Souza.

“Ofertas Educacionais da UNA-SUS e a Plataforma Arouca” analisa resultados obtidos pela Plataforma, base de dados nacional que contempla ofertas de cursos, registro histórico dos trabalhadores do SUS, seus certificados educacionais e experiência profissional. Os autores são: Vinícius de Araújo; Ricardo Alexandre de Souza; Carlos Alberto Pereira de Oliveira; Sheila Cristina de Souza e Túlio Henrique de Souza.

O trabalho “Padrões de Participação em um curso online aberto: perfis de profissionais e aprendizes” propõe identificar e descrever padrões de participação dos profissionais de saúde inscritos em curso online aberto oferecido pela UNA-SUS. Os autores são Marcus Bernardes; Ricardo Alexandre de Souza; Renan Benigno.

“Renast Online: Ferramenta de Gestão do Conhecimento e Enlace de rede”, visa o desenvolvimento, implementação e experimentação de ferramentas de Tecnologia de Informação, conteúdos e práticas a fim de proporcionar o apoio à formação de profissionais, as ações e a integração da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). O autor é Augusto Campos, que é um dos moderadores do minicurso Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho.


Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt