Institucional

UNA-SUS, EBSERH e MEC discutem ofertas de formação e qualificação para hospitais universitários

O objetivo é promover articulações e estratégias que contemplem às necessidades de capacitação dos profissionais que atuam na área hospitalar.

- Ascom SE/UNA-SUS



Nesta quinta-feira (27/07), membros da Secretaria Executiva da UNA-SUS, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e do Ministério da Educação se reuniram para tratar de possíveis parcerias para a oferta de cursos de formação e qualificação para profissionais de saúde atuantes nos hospitais universitários.

Na ocasião, o assessor sênior da SE/UNA-SUS, Francisco Campos, apresentou as características e estrutura do Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde. A oferta teve como objetivo capacitar os profissionais encarregados da qualificação de alunos da graduação na área da saúde e nas residências médicas, tanto uni como multiprofissionais, para desenvolver competências na prática da preceptoria, na perspectiva da integração entre ensino e serviço nos territórios de saúde. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, Fiocruz Brasília, UNA-SUS e Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). No total, 2.800 profissionais foram selecionados de acordo com as regras do Edital nº 6, de 8 de julho de 2022.

Participaram do encontro a Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio; o Coordenador de Avaliação e Monitoramento da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos; o assessor sênior da SE/UNA-SUS, Francisco Campos; o consultor da SE/UNA-SUS, Luiz Carlos Lobo; Marcos Mandelli, da área de planejamento da SE/UNA-SUS e Jakeline Barbosa (SE/UNA-SUS); a Coordenadora Geral de Educação (CGED) da Fiocruz, Maria Cristina Rodrigues Guilam, representando a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC); a Coordenadora de Educação da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Débora Dupas; e a coordenadora do Campus Virtual da Fiocruz, Ana Furniel e a diretora da Escola de Governo da Fiocruz Brasília, Luciana Sepúlveda.

Da EBSERH, estiveram presentes a Coordenadora de Gestão do Ensino, da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação, Rosuita Frattari Bonito; o Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, Felipe Roitberg; Sweldma Arantes; Raoni Santos; Francisca Andréia Leite; e Andréia Rodrigues. Do MEC, Francisco Neves e Igor Segóvia.

De acordo com Fabiana, o objetivo é estabelecer uma articulação conjunta entre a EBSERH, MEC e Fiocruz para fortalecer a capacitação dos profissionais de saúde. "Iremos olhar para o horizonte considerando a potência da Rede UNA-SUS e a necessidade de fortalecimento desses vínculos", afirmou.

A previsão é que novas articulações sejam realizadas em setembro, durante um seminário com a UNA-SUS e a EBSERH, para garantir que as novas ofertas atendam às necessidades de capacitação dos profissionais que atuam na área hospitalar.

Foto: Raoni Santos (EBSERH)



Fonte: SE/UNA-SUS