Curso
UNA-SUS e UFSC abrem primeira oferta do curso Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e intervenção precoce: um guia para profissionais de saúde
Formação online e gratuita busca ampliar atuação no cuidado à infância e na detecção precoce de atrasos no desenvolvimento.
Estão abertas as matrículas para a primeira oferta do curso “Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e intervenção precoce: um guia para profissionais de saúde”, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde, a Coordenação de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens (CGCRIAJ/DGCI/SAPS/MS) e a UNA-SUS.
Gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) podem se matricular até o dia 26 de agosto de 2026, pelo link.
Este curso autoinstrucional, com carga horária de 60 horas, tem como objetivo contribuir para a mudança de práticas dos profissionais da RAS no que se refere ao desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 10 anos. A formação busca, ainda, qualificar a identificação de sinais de alerta para atrasos ou transtornos do desenvolvimento e apoiar a construção de estratégias e a tomada de decisões em saúde, promovendo a estimulação essencial e a intervenção precoce de forma oportuna e centrada na criança.
Deste modo, serão abordados temas como os primeiros mil dias de vida da criança; a importância da primeira infância; o Modelo de Cuidado Integral (Nurturing Care Framework) e a importância da intervenção precoce e a janela de oportunidades para o desenvolvimento neuropsicomotor. Também estão contemplados os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor típico, as orientações para a estimulação e intervenção precoce e a identificação de sinais de alerta como imprescindíveis para crianças com condições especiais e implicações sobre o desenvolvimento, como a prematuridade e seus fatores de risco e sinais de alerta.
Além disso, o curso apresenta modelos de abordagem às necessidades específicas das crianças com deficiência; o olhar diferenciado para as aprendizagens pautadas na abordagem multi e interdisciplinar; e o cuidado intersetorial da criança de 0 a 10 anos com atraso e/ou transtorno do desenvolvimento, sempre centrado na criança e na família.
Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e intervenção precoce: um guia para profissionais de saúde – primeira oferta
Matrículas abertas até 26 de agosto de 2026.
Acesse aqui.
Para saber mais sobre este e outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.