Curso

UNA-SUS e UFSC abrem matrículas para curso sobre promoção da amamentação e da alimentação complementar saudável na APS

Com matrículas abertas até novembro de 2026, curso segue recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos e conta com um webinário de lançamento no dia 16 de dezembro.

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para a primeira oferta do curso “Promoção da amamentação e da alimentação complementar saudável na Atenção Primária à Saúde (APS): recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UNA-SUS, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e o Ministério da Saúde. 

Gestores e profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) podem se matricular até 10 de outubro de 2026, pelo link.

O curso é online, autoinstrucional e gratuito, com carga horária de 30 horas. Seu objetivo é qualificar profissionais que atuam diariamente no acolhimento e cuidado de gestantes, pessoas que amamentam, crianças e suas famílias, reforçando a compreensão sobre a importância da promoção, do incentivo, da proteção e do apoio à amamentação e à alimentação complementar saudável. 

Além disso, o curso apoia a aplicação das recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos no cotidiano de trabalho dos profissionais. Também contribui para fortalecer práticas que protegem a amamentação e a alimentação complementar saudável, assegurando um cuidado livre de conflitos de interesse. 

Com abordagem prática e linguagem acessível, o curso contribui para o aprimoramento do planejamento, da implementação e da avaliação de ações sobre esses temas na APS. “Este curso é um importante instrumento de qualificação, pois apoia os profissionais da APS na implementação das recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, fortalecendo o cuidado na infância e contribuindo para um SUS mais resolutivo e comprometido com a promoção da alimentação adequada desde os primeiros anos de vida”, afirma Kelly Alves, Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. 

Saiba mais 

O curso é organizado em cinco unidades que abordam temas centrais para o cuidado em amamentação, alimentação e nutrição infantil. 

primeira unidade apresenta o desenvolvimento infantil e destaca a importância da amamentação e da alimentação complementar saudável na primeira infância. 

segunda unidade traz os princípios e as recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, incluindo os 12 passos para uma alimentação saudável, a amamentação exclusiva até os seis meses e a introdução da alimentação complementar saudável até os dois anos de idade. 

Na terceira unidade, o curso discute o panorama atual da amamentação e do consumo alimentar de crianças menores de 2 anos no Brasil, considerando fatores sociais, culturais e econômicos que influenciam essas práticas. 

quarta unidade aborda os marcos legais, as políticas públicas e as estratégias de proteção à amamentação e à alimentação infantil, além de tratar da regulação da publicidade de alimentos. 

Por fim, a quinta unidade apresenta as ações de promoção na APS, incluindo a Vigilância Alimentar e Nutricional, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, diferentes intervenções e o desenvolvimento de habilidades de comunicação para o aconselhamento em saúde. 

Webinário de lançamento 

No dia 16 de dezembro, terça-feira, às 15h, será realizado o Webinário de Lançamento do novo curso “Promoção da amamentação e da alimentação complementar saudável na Atenção Primária à Saúde (APS): recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos”. 

O lançamento integra as ações do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento das práticas de promoção, proteção e apoio à amamentação e à alimentação complementar saudável na APS do SUS, contribuindo para ampliar a divulgação das recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. 

A transmissão será ao vivo pelo canal DataSUS, no YouTube.

Conheça aqui o Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos

  • Curso “Promoção da amamentação e da alimentação complementar saudável na Atenção Primária à Saúde (APS): recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos” – primeira oferta 
    Período de matrícula: até 26 de novembro de 2026. 
    Acesse o curso aqui.

  • Webinário de lançamento do curso  
    Terça-feira, 16 de dezembro, 15h 
    Canal de YouTube do Data SUS 
    Acesse o webinário aqui.


Fonte: SE/UNA-SUS