Curso
UNA-SUS e UFSC abrem matrículas para curso sobre consulta da criança e da mulher/pessoa no puerpério na APS
A primeira oferta da formação aborda temas como acolhimento, vínculo, avaliação do estado de saúde, planejamento do cuidado e o trabalho em equipe multiprofissional e intersetorial.
Estão abertas as matrículas para a primeira oferta do curso “A consulta da criança e da mulher/pessoa no puerpério na primeira semana de vida na Atenção Primária à Saúde”, uma parceria entre a UNA-SUS, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens (CGCRIAJ/DGCI/SAPS/MS) e o Ministério da Saúde.
Com carga horária de 60 horas, o curso tem como foco a promoção da saúde, o gerenciamento precoce de fatores de risco e a prevenção de doenças. Os conteúdos apresentados se baseiam em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentadas em evidências científicas, e visam oferecer suporte às necessidades das crianças e das mulheres/pessoas no puerpério.
A formação aborda temas como acolhimento, vínculo, avaliação do estado de saúde, planejamento do cuidado e o trabalho em equipe multiprofissional e intersetorial. Serão estudados aspectos relacionados à importância da atenção integral e integrada ao recém-nascido entre o 3º e o 5º dia de vida e à sua família no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).
O curso também contempla o reconhecimento e a implementação de ações necessárias para garantir o cuidado integral ao recém-nascido e à sua família, a realização do atendimento de forma sistematizada, incluindo a abordagem do recém-nascido, da mulher/pessoa no puerpério e da amamentação, além da identificação de sinais de alerta e da estratificação de risco do recém-nascido e da família, com proposição de intervenções precoces.
Outro destaque é a compreensão da importância da família para a saúde do recém-nascido e da mulher/pessoa no puerpério, com ênfase no estímulo à participação da família estendida e da rede de apoio, bem como o reconhecimento da relevância da visita domiciliar na primeira semana de vida e os passos para sua realização.
Os conhecimentos disseminados pelo curso podem contribuir para a mudança das práticas dos profissionais da Rede de Atenção à Saúde, aprimorando as respostas às necessidades das crianças e de suas famílias. Além disso, a formação pode sensibilizar gestores para a tomada de decisões nos serviços de saúde e, consequentemente, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Gestores e profissionais de saúde do SUS podem se matricular até 26 de novembro de 2026, pelo link.
Curso “A consulta da criança e da mulher/pessoa no puerpério na primeira semana de vida na Atenção Primária à Saúde” – primeira oferta
Período de matrícula: até 26 de novembro de 2026.
Acesse o curso aqui.