Institucional
UNA-SUS e UFMG oferecem Programa de Aperfeiçoamento em APS com matrículas abertas até fevereiro de 2026
O objetivo é fortalecer a Atenção Primária à Saúde como eixo estruturante do Sistema Único de Saúde.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), segue com matrículas abertas para o Programa de Aperfeiçoamento em Atributos da Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação é ofertada em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e a UNA-SUS.
A trilha formativa é composta por seis módulos, totalizando 180 horas, e tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde como eixo estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa aborda desafios relacionados à resolutividade dos serviços e à qualidade do cuidado, contribuindo para a qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do sistema de saúde.
Podem se matricular profissionais de nível superior graduados na área da saúde, com prazo final para matrícula até 20 de fevereiro de 2026.
A capacitação enfatiza a importância de uma mudança paradigmática nos modelos de atenção à saúde, com foco em um cuidado mais acessível, integral e coordenado. Entre os destaques do conteúdo estão a abordagem biopsicossocioespiritual e a prevenção quaternária, estratégia voltada à redução de danos decorrentes de intervenções diagnósticas, terapêuticas ou medicamentosas excessivas.
Os módulos podem ser cursados de forma independente, como cursos de qualificação com carga horária de 30 horas cada. Para obter a certificação integral do Programa de Aperfeiçoamento, com 180 horas, é necessário que o profissional esteja inscrito no programa modular, disponível no Espaço Aluno, na aba “Meus Programas Modulares” da Plataforma Arouca, e conclua os seis cursos da trilha na mesma oferta.
A capacitação é ofertada na modalidade de educação a distância (EaD), com o uso de recursos tecnológicos e materiais didáticos desenvolvidos para atender à diversidade de estilos de aprendizagem, aos diferentes contextos de atuação e aos múltiplos cenários da APS.
Com conteúdos interativos, avaliações online, vídeos com especialistas, materiais didáticos e atividades práticas, a metodologia adotada inclui trilhas de aprendizagem que favorecem a autonomia do estudante e a aplicação dos conhecimentos no cotidiano dos serviços de saúde.
O Programa de Aperfeiçoamento em Atributos da APS é composto por seis módulos.
Módulo 1: Atributos da APS: Conceito e Princípios Norteadores;
Módulo 2: Potencializando a prática na APS: a gestão da clínica na APS;
Módulo 3: Ferramentas de Abordagem clínica para um cuidado integral na APS;
Módulo 4: Longitudinalidade do cuidado e o uso de tecnologias de informação na APS;
Módulo 5: Ferramentas de abordagem familiar;
Módulo 6: Ferramentas de abordagem comunitária e a competência cultural.
- Programa de Aperfeiçoamento em Atributos da Atenção Primária à Saúde (APS)
Matrículas abertas até 20 de fevereiro de 2026.
Acesse aqui.