Curso

UNA-SUS e UFMG abrem matrículas para o quinto módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) 

O módulo “Potencializando a prática na APS: Ferramentas de abordagem familiar” busca promover o cuidado integral, interprofissional e culturalmente sensível. 

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para o curso “Potencializando a prática na APS: Ferramentas de abordagem familiar”. A oferta é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e a UNA-SUS.

Profissionais de nível superior graduados em cursos da área da saúde podem se matricular até 15 de janeiro de 2026, pelo link.

Este curso autoinstrucional, com carga horária de 30 horas, é a quinta etapa da trilha formativa do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) – e tem como foco qualificar profissionais da saúde para aplicar ferramentas de abordagem familiar no cuidado na APS. 
 
Intervenção sistêmica no cuidado familiar 
 
O diferencial deste módulo é capacitar os profissionais para compreender e intervir de forma sistêmica nas relações familiares, fortalecendo a orientação familiar como um atributo inerente à APS. O objetivo, portanto, é que os profissionais de saúde estejam aptos a utilizar ferramentas de abordagem familiar na prática da APS, promovendo um cuidado centrado no usuário e em sua rede familiar, de maneira integral, interprofissional e culturalmente sensível.  
 
Serão abordados o conceito ampliado de família, os ciclos de vida familiar e ferramentas como o genograma e o ecomapa, que auxiliam na visualização das relações familiares e redes de apoio. Além disso, serão explorados instrumentos como o APGAR, FIRO e PRACTICE, que contribuem para uma atuação mais sensível, contextualizada e eficaz junto às famílias em suas diferentes fases e realidades. 
  
Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da APS   
  
A trilha completa será composta por um total de seis módulos, totalizando 180 horas. O objetivo da capacitação é suprir a necessidade de fortalecimento da APS como eixo estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS), abordando desafios relacionados à resolutividade e à qualidade do cuidado.    
     
A capacitação também destaca a importância da mudança paradigmática nos modelos de atenção à saúde, visando tornar o atendimento mais acessível, integral e coordenado, com enfoque na abordagem biopsicossocioespiritual e na prevenção quaternária – estratégia que busca evitar doenças causadas por intervenções diagnósticas, terapêuticas ou de medicação excessivas.   
  
Para saber mais sobre este e outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse o site www.unasus.gov.br/cursos.     
  
Potencializando a prática na APS: Ferramentas de abordagem familiar - módulo 5 do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da APS    
Matrículas até 15 de janeiro de 2026. 
Acesse aqui.



Fonte: SE/UNA-SUS