Curso

UNA-SUS e UFMG abrem matrículas para o quarto módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da Atenção Primária à Saúde (APS)

O módulo “Longitudinalidade do cuidado e o uso de tecnologias de informação na APS” integra teoria, prática e tecnologia.

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para o curso “Longitudinalidade do cuidado e o uso de tecnologias de informação na APS”. A oferta é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e a UNA-SUS.

Profissionais de nível superior graduados em cursos da área da saúde podem se matricular até 4 de dezembro de 2025, pelo link.

Este curso autoinstrucional, com carga horária de 30 horas, é a terceira etapa da trilha formativa do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) – e tem como foco a longitudinalidade do cuidado e o uso qualificado das tecnologias de informação. 

Articulação entre cuidado clínico e uso estratégico das tecnologias 

O módulo foi desenvolvido em resposta aos desafios enfrentados pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) na garantia da continuidade e da integralidade do cuidado, especialmente em contextos marcados pela fragilidade do vínculo entre profissionais e usuários ou pela alta rotatividade das equipes.

Com o avanço da informatização e a consolidação de sistemas como o e-SUS, torna-se cada vez mais essencial qualificar o uso dessas tecnologias, de modo que a informação se transforme em ferramenta efetiva de cuidado.  

Nesse sentido, o diferencial deste curso está na articulação entre o cuidado clínico longitudinal e o uso estratégico das tecnologias, assegurando a continuidade do cuidado ao longo do tempo, nos diferentes espaços e níveis da rede de atenção à saúde. O módulo articula a construção do vínculo e da continuidade do cuidado com ferramentas como o registro clínico, os sistemas de informação, os prontuários eletrônicos e a Classificação Internacional da APS (CIAP-2).  

Ao integrar teoria, prática e tecnologia, o curso fortalece a coordenação do cuidado e aprimora a qualidade da APS, a porta de entrada preferencial para o Sistema Único de Saúde (SUS).  
 
Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da APS  
 
A trilha completa será composta por um total de seis módulos, totalizando 180 horas. O objetivo da capacitação é suprir a necessidade de fortalecimento da APS como eixo estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS), abordando desafios relacionados à resolutividade e à qualidade do cuidado.   
    
A capacitação também destaca a importância da mudança paradigmática nos modelos de atenção à saúde, visando tornar o atendimento mais acessível, integral e coordenado, com enfoque na abordagem biopsicossocioespiritual e na prevenção quaternária – estratégia que busca evitar doenças causadas por intervenções diagnósticas, terapêuticas ou de medicação excessivas.  
 
Para saber mais sobre este e outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse o site www.unasus.gov.br/cursos.    
 
Longitudinalidade do cuidado e o uso de tecnologias de informação na APS - módulo 4 do Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da APS   
Matrículas até 4 de dezembro de 2025  
Acesse aqui.  



Fonte: SE/UNA-SUS