Tecnologia em Saúde

UNA-SUS e Ministério da Saúde lançam nova versão do aplicativo Saúde da Pessoa Idosa

O app disponibiliza importantes instrumentos de avaliação inicial da saúde da Pessoa Idosa.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



Já está disponível para aparelhos Android no Google Play, a nova versão do aplicativo Saúde da Pessoa Idosa, desenvolvido para profissionais de saúde que trabalham com essa população. O aplicativo foi criado pela Secretaria Executiva da UNA-SUS em parceria com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/ CGCIVI/DAPES/SAPS) do Ministério da Saúde em novembro de 2017. 

Nessa nova versão, foi incluída a Escala de Zarit, ferramenta de avaliação dos cuidadores de idosos, além de melhorias na navegação e inovação do layout.

O objetivo do aplicativo é potencializar e facilitar a prática profissional na atenção à saúde da pessoa idosa. Com o app, profissionais podem ter acesso fácil, rápido e offline às seguintes ferramentas utilizadas para a avaliação inicial da saúde da pessoa idosa: Índice de Massa Corporal (IMC) ajustado para a população idosa; Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi; Vulnerabilidade da Pessoa Idosa (VES-13) e, agora, a Escala ZARIT.

O IMC é importante na avaliação do estado nutricional, identificando tanto a desnutrição como o excesso de peso e a obesidade. A Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi identifica famílias em risco clínico e social.  O VES-13, por sua vez, ajuda a identificar os idosos que estejam entrando em processo de declínio funcional e possível adoecimento. Por fim, a Escala de Zarit tem por objetivo avaliar o nível de sobrecarga dos cuidadores de idosos.

Para baixar o aplicativo e começar a utilizá-lo em sua rotina profissional, acesse gratuitamente pelo Google Play.



Fonte: SE/UNA-SUS