Curso

UNA-SUS e Ministério da Saúde abrem matrículas para nove cursos sobre saúde do homem

Os cursos capacitarão os profissionais de saúde para que possam promover o acolhimento das necessidades dos homens e buscar medidas para se tornar mais atrativa para essa população.

- Claudia Bittencourt - Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFSC), lança nova oferta para cursos online que tratam da Saúde do Homem. São nove capacitações, desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde do Homem (COSAH/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS).

A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância do atendimento humanizado e qualificado para a população masculina. Os cursos capacitarão os profissionais de saúde para que possam promover o acolhimento das necessidades dos homens e buscar medidas para se tornar mais atrativa para essa população. “Sabemos da dificuldade em atrair a atenção dos homens para o cuidado com sua saúde, por isso  existe a necessidade de conscientiza-los da importância de procurar os serviços de saúde, não apenas quando as ocorrências de doenças já estão instaladas e em estágio avançado”, afirma a coordenadora da UNA-SUS/UFSC, Sheila Rubia Lindner.

Para isso, as capacitações apresentam o modo como os homens, em geral, costumam se relacionar com o serviço de saúde, destacando a importância da promoção de estratégias para o atendimento integral e a relevância das ações preventivas, que vão além da atenção pontual desses usuários.

As matrículas estão abertas até 30 de novembro para profissionais de saúde e demais interessados no tema. As capacitações possuem início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, são totalmente gratuitas.

Confira as ofertas!

Acesso e Acolhimento na Atenção à Saúde do Homem

O curso proporciona a conscientização da importância do atendimento humanizado e qualificado para os homens e aponta estratégias para o acesso e acolhimento para que o profissional da saúde possa qualificar suas práticas, com vistas à atenção integral à saúde do homem no âmbito da Atenção  Primária.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Atenção à Saúde Mental do Homem

A capacitação aborda os principais aspectos socioculturais relacionados à saúde mental da população masculina e as informações epidemiológicas que nela influenciam, bem como o papel de Rede de Atenção Psicossocial na saúde do homem.

Carga horária: 30h

Matrículas até 31/12 pelo link.

Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva do Homem

Traz conteúdos importantes para a compreensão das questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva dos homens, partindo-se do pressuposto de que a atenção integral à saúde dessa população deve fazer parte do processo de trabalho dos profissionais da atenção primária, haja vista as condições privilegiadas para o desenvolvimento de ações nesta direção, sobretudo pela proximidade e familiaridade com o território adscrito.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Homens e atenção à saúde no trabalho

Aborda aspectos teóricos e históricos da saúde do homem trabalhador, relacionando-os com a legislação brasileira em saúde, com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e discutir os aspectos mais relevantes relacionados à saúde do homem no trabalho. O curso visa ampliar o olhar sobre o tema, avançando-o para além das tradicionais teorias da segurança e higiene ocupacional, compreendendo a centralidade do trabalho na vida das pessoas e no desenvolvimento de suas potencialidades.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Intercorrências na Saúde Sexual e Reprodutiva do Homem

Apresentar as principais intercorrências na saúde sexual e reprodutiva do homem, como os cuidados para com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o prostatismo e os cânceres de próstata, testículo e pênis, a impotência, dentro outras. O profissional da saúde deve saber como atrair a atenção dessa população e abordar estas doenças durante o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, permitindo diagnósticos precoces e redução dos agravos decorrentes.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Morbimortalidade por causas externas da saúde do homem

A capacitação tem por objetivo proporcionar aos profissionais de saúde conhecimentos sobre o perfil de morbimortalidade por causas externas, como violência e acidentes de trânsito, e reconhecer o impacto destas ocorrências na população. Também possibilitará o conhecimento das melhores estratégias intersetoriais para o enfrentamento deste fenômeno.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Paternidade e Cuidado

O curso trata da importância do envolvimento dos futuros pais na paternidade como um todo, de forma que possa orientá-los a se inserirem em todas as etapas da gestação de seus filhos, parto, puerpério, bem como orientar os homens que já são pais a vivenciarem a paternidade de forma mais ampla, mediante cuidados relacionados ao desenvolvimento da criança, saúde e bem-estar das mulheres e das crianças.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

O objetivo deste curso é trabalhar a efetiva extensão da cobertura do SUS às diversas populações masculinas mediante o conhecimento e a implementação da PNAISH, considerando os desafios vivenciados pelo profissional de saúde em sua prática diária, através de sua compreensão referente às possibilidades de aplicação da PNAISH no contexto do SUS e da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link.

Prevenção e cuidados às doenças prevalentes em homens

Este curso traz conteúdos importantes para compreender quais são os principais agravos que acometem os homens, os fatores de risco para doenças crônicas, o modo pelo qual as questões de gênero interferem na maior vulnerabilidade dos homens e as possibilidades de atenção a esses agravos.

Carga horária: 30h

Matrículas até 30/11 pelo link. 



Fonte: SE/UNA-SUS