Institucional
UNA-SUS e Fiocruz MS ofertam o curso “Mpox: Uma abordagem geral para profissionais de saúde”
Nova oferta do curso tem como objetivo oferecer uma visão geral para atualização e qualificação de profissionais de saúde e gestores de serviços.
O curso Mpox: Uma abordagem geral para profissionais de saúde, fruto de parceria entre a UNA-SUS e a Fiocruz Mato Grosso do Sul (MS), está com matrículas abertas para uma nova oferta até 26 de março de 2026.
A formação tem como objetivo oferecer uma visão geral para atualização e qualificação de profissionais de saúde e gestores de serviços, abordando medidas de prevenção, diagnóstico, transmissão, notificação, cuidado e tratamento a serem adotadas pelos serviços de assistência e de vigilância em saúde no enfrentamento da Mpox. A proposta é contribuir para a identificação precoce dos casos, a partir da suspeita clínica, do diagnóstico laboratorial, do manejo oportuno e da vigilância realizada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), nas três esferas federativas.
Dividido em cinco unidades de aprendizagem, o curso aborda o histórico da doença no mundo e no Brasil, o agente etiológico, as manifestações clínicas e os modos de transmissão, além da abordagem terapêutica, das medidas de prevenção e controle e dos tratamentos, incluindo o uso compassivo (opção de tratamento que permite a utilização de um medicamento não autorizado).
Também são tratados temas como a importância do diagnóstico específico para a assistência e a vigilância em saúde, a coleta de amostras, os métodos de diagnóstico laboratorial, a notificação dos casos, o rastreamento e o monitoramento de contatos, o bloqueio da cadeia de transmissão e a vacinação, com destaque para as evidências e prioridades observadas no mundo.
A formação traz, ainda, orientações sobre medidas de prevenção e cuidado para a população geral, direcionamentos para pessoas com suspeita da doença quanto à procura pelos serviços de saúde, cuidados voltados à saúde do trabalhador da saúde, orientações específicas para profissionais do sexo, além de recomendações para eventos de massa e para o uso de transportes públicos.
O curso é online, gratuito e autoinstrucional, com carga horária de 45 horas. Ele é voltado a profissionais de saúde e gestores de serviços de saúde, mas está aberto a todas as pessoas interessadas na temática.
Saiba mais
A Mpox é uma zoonose viral causada pelo Monkeypox virus (MPXV), da família Poxviridae, capaz de infectar diferentes espécies de mamíferos. Trata-se de uma doença transmissível e autolimitada, caracterizada principalmente pelo surgimento de pústulas na pele das pessoas infectadas.
A associação frequente entre a Mpox e a varíola humana ocorre porque os agentes etiológicos das duas doenças, o Monkeypox virus e o Variola virus (VARV, do inglês smallpox), pertencem à mesma família viral, a Poxviridae. Por esse motivo, ambas apresentam manifestações clínicas semelhantes, embora a Mpox seja considerada menos grave.
Nas regiões endêmicas, a taxa de letalidade varia entre 3,6% e 10,6%. De modo geral, tanto a gravidade das manifestações clínicas quanto a taxa de letalidade são mais elevadas em pessoas imunossuprimidas, como aquelas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Mpox: Uma abordagem geral para profissionais de saúde
Período de matrícula: até 26 de março de 2026
Acesse aqui