Curso

UNA-SUS e Fiocruz/MS abrem segunda oferta do curso Abordagem Clínica de Zika na Atenção Primária à Saúde

Formação online e gratuita tem objetivo de qualificar profissionais da saúde com as melhores evidências possíveis sobre Zika.

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



A Zika é uma arbovirose que foi detectada pela primeira vez no Brasil em 2015. A partir desse evento, a doença tem se disseminado de maneira célere pelo país. Um dos principais motivos para essa rápida propagação é que seu vetor, as fêmeas do mosquito Aedes aegypti, têm aqui um ambiente favorável, de difícil controle, o que torna a doença um grande desafio para a saúde pública. 

Por isso, estão abertas, até fevereiro de 2026, as matrículas para a segunda oferta do curso “Abordagem Clínica de Zika na Atenção Primária à Saúde”. O objetivo é qualificar os profissionais da saúde com as melhores evidências possíveis sobre a Zika, buscando uma prática clínica mais resolutiva.  

A oferta é da Fiocruz Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), o Ministério da Saúde e a UNA-SUS. Profissionais de saúde, e demais interessados, podem se inscrever no link

Online, autoinstrucional e com carga horária de 45 horas, a formação é dividida em quatro unidades de ensino, abordando questões como aspectos epidemiológicos, promoção da saúde, quadro clínico de pessoas infectadas com Zika, cuidados com a gestante com suspeita ou confirmação de caso, vigilância e notificação. Ao final, há uma avaliação objetiva e certificação. Na biblioteca online do curso, estão disponíveis livros e vídeos com conteúdo referente ao tema, que podem ser utilizados por quem quiser se aprofundar ainda mais no assunto.

 

Abordagem Clínica de Zika na Atenção Primária à Saúde (segunda oferta) 
Período de matrícula: 15 de setembro de 2025 a 15 de fevereiro de 2026 
Acesse o curso aqui.



Fonte: SE/UNA-SUS