Curso

UNA-SUS e Fiocruz MS abrem matrículas para o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens

A quarta oferta do curso busca possibilitar aos participantes uma atuação efetiva como agentes de transformação nos mais diversos serviços.

- Maíra Valério - Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para a quarta oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UNA-SUS, a Fiocruz Mato Grosso do Sul e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

Com carga horária de 180 horas, o curso tem como objetivo qualificar o cuidado em saúde mental de adolescentes e jovens, por meio de uma metodologia que trabalha com casos complexos e reflexões propositivas. A proposta possibilita a articulação entre o conhecimento teórico e a prática profissional, além de estimular a organização de espaços de escuta, acolhimento e cuidado. 

Planejado e produzido para atender à demanda de trabalhadores e profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e segurança pública que atuam com adolescentes e jovens, o curso também está aberto a profissionais de outras áreas e a demais pessoas interessadas no tema. Por se tratar de um curso autoinstrucional, o acesso é amplo e flexível, favorecendo a participação de diferentes públicos. 

As matrículas podem ser realizadas até dia 22 de março de 2026, pelo link.

Saiba mais 

Entre adolescentes e jovens, tem-se observado um crescimento significativo do adoecimento em saúde mental. Segundo dados do Ministério da Saúde, com base nos óbitos por suicídio registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), entre 2010 e 2019 houve um aumento pronunciado nas taxas de mortalidade entre adolescentes. No período, os óbitos passaram de 606 para 1.022, representando um incremento de 81%, enquanto a taxa de mortalidade aumentou de 3,5 para 6,4 suicídios por 100 mil adolescentes. 

Sabe-se que a conjuntura atual influencia intensamente os comportamentos de adolescentes e jovens, os significados que constroem sobre si mesmos e sobre o mundo, bem como as vivências próprias da adolescência. Diante desse cenário, o curso foi produzido como uma resposta à necessidade de qualificação do cuidado e da atenção psicossocial voltados a esse público. 

Embasado em três pilares fundamentais, a transdisciplinaridade, a intersetorialidade e o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, o curso busca possibilitar aos participantes uma atuação efetiva como agentes de transformação nos mais diversos serviços, especialmente no trabalho com equipes interdisciplinares. Destaca-se, ainda, que a produção do curso integra a estratégia de escalonamento do Programa Pode Falar, do UNICEF, que vem desenvolvendo outras iniciativas voltadas à promoção da saúde mental de adolescentes e jovens. 

Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens – quarta oferta  
Período de matrícula: até 30 de maio de 2026.   
Acesse o curso aqui.



Fonte: SE/UNA-SUS