Geral

UNA-SUS e CONASEMS lançam ferramenta de gestão

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) lançam, nesta segunda-feira, 4 de julho, ferramenta de gestão online do Sistema Único de Saúde (SUS) para auxiliar os atuais gestores na execução de suas principais responsabilidades até o encerramento da gestão.

É o sistema Responsabilidades Gestoras no Último Ano de Mandato, que além de organizar a vida do gestor, facilitará o acolhimento dos novos gestores que tomarão posse em 2017.

Para ter acesso a ferramenta, os gestores precisam, antes, se cadastrar no Sistema de Autenticação da UNA-SUS, pelo link: https://acesso.unasus.gov.br/

Baseado nos principais desafios enfrentados no cotidiano da gestão do SUS, a ferramenta traz uma agenda – mensal e anual – de responsabilidades gestoras, com a devida descrição de cada ação, os principais temas a ela vinculados e penalidades previstas em Lei, no caso de irregularidades.

Nessa primeira versão, o conteúdo será distribuído em quatro grandes módulos tratando das responsabilidades dos secretários municipais de saúde, no que diz respeito à Lei Complementar nº 141; Responsabilidade Fiscal; instrumentos de Planejamento e de Gestão.

O sistema funciona como um curso de educação permanente, realizado concomitantemente à execução das tarefas. A interface é amigável, o sistema intuitivo e o conteúdo é trabalhado de forma didática e objetiva.

Se houver alguma dúvida, por exemplo, o gestor poderá acessar as informações, como em um manual, em qualquer tempo. Há também um fórum de discussão temático, para troca de experiências, dúvidas e debates, promovendo maior integração.

Veja aqui o tutorial de como se cadastrar no Acesso UNA-SUS.

 

Fonte: SE/UNA-SUS