COVID-19

UNA-SUS disponibiliza vídeos da Rede APS sobre educação permanente dos Agentes de Saúde

A série de 12 vídeos aborda temas importantes para o enfrentamento da COVID-19.

- Ascom SE/UNA-SUS



A série de vídeos produzidos pela Rede APS para a educação permanente dos Agentes de Saúde já está disponível na área de profissionais do hotsite especial da UNA-SUS sobre a COVID-19.

Atenta a importância de contribuir com a educação permanente para agentes de saúde no enfrentamento da Covid-19, a Rede APS - desenvolvida pela Abrasco com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde - produziram uma série de vídeos em 12 temas que busca reforçar as ações dos agentes de saúde frente à pandemia.

No Brasil, nos últimos meses, a crise sanitária e social decorrente da pandemia da COVID-19 tem exigido a rápida reorganização dos serviços de saúde e foram implementadas várias medidas que afetaram os serviços e, principalmente a vida das pessoas. Na Atenção Básica, as ações de vigilância da saúde, fundamentais para o controle da pandemia, incluem ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças na comunidade, e de cuidado à saúde, ações que sempre foram centrais na prática das equipes de saúde da família.

Os agentes de saúde, pela sua atuação cotidiana no território e sua proximidade com as famílias, têm um papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação em saúde, no monitoramento de casos e contatos, na vigilância em saúde e na continuidade do cuidado. Estas ações devem ser desenvolvidas em articulação da APS com os setores da vigilância dos municípios e com ampla participação da comunidade.

Para assistir, acesse o site https://www.unasus.gov.br/especial/covid19/profissionais e selecione a área "vídeos".

COMBATE À PANDEMIA

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Universidade Aberta do SUS tem promovido uma série de ações educacionais para capacitar os profissionais de saúde e informar à população sobre o tema. Além do hotsite sobre o novo coronavírus, que contém informações oficiais, vídeos com especialistas, podcasts, entre outros materiais multimídia, estão sendo lançados diversos cursos sobre a COVID-19 na Atenção Básica e Especializada.

Conheça a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, cursos e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos.