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UNA-SUS debate sobre educação em saúde em congresso de medicina

- Ascom SE/UNA-SUS



De 12 a 15 de outubro, será realizado o 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica (54º COBEM) no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Nesta edição, o evento contará com grande participação de consultores e instituições que fazem parte da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Com o tema “Ensinar e Aprender Medicina: desafios do presente, expectativas do futuro”, a programação do congresso está recheada de atividades que, através da discussão e reflexão, buscam caminhos para enfrentar os desafios presentes no ensino e na aprendizagem das ciências médicas e, consequentemente, na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) o evento reúne interessados em uma formação médica de qualidade, como docentes dos cursos de medicina, estudantes, médicos residentes, pós-graduandos, pesquisadores e demais profissionais da rede de saúde, representantes de entidades médicas, diretores de hospitais de ensino e gestores do SUS.

O professor, e consultor da UNA-SUS, Luiz Carlos Lobo (foto), por exemplo, será o presidente de honra do congresso. Dentre as inúmeras contribuições de Lobo para a educação em saúde no Brasil, destacam-se a criação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NUTES) para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Coordenei um congresso da ABEM há 46 anos, em Brasília. Naquele tempo já víamos a necessidade de entendermos o processo de aprendizagem, além do ensino. Ainda assim, a escola continua presa a conceitos muito antiquados. Tenho muito prazer em voltar ao congresso, na capital, como presidente de honra, e continuar contribuindo com as discussões”, explica Lobo.

Para o presidente de honra, é preciso expandir as experiências educativas e ampliar o acesso a partir das inúmeras ferramentas disponíveis nessa era digital. “É preciso ampliar o acesso ao conhecimento. Atentar-se para o ritmo de aprendizagem de cada aluno. E a modalidade a distância responde muito bem a estes quesitos. É preciso entender que o conhecimento está no coletivo. Por isso, a construção de redes para troca de conhecimentos não se faz apenas necessária, é indispensável”, defende. 

UNA-SUS no Cobem

Na quinta-feira, 13, Lobo e a também consultora da UNA-SUS, Lina Barreto ministrarão duas atividades do evento. Ele é responsável pela palestra A integração ensino-serviço-comunidade como mecanismo de transformação do ensino médico, enquanto Barreto realizará a oficina A Taxonomia de Bloom revisitada: uma ferramenta para planejar cursos e disciplinas

Segundo Barreto, além de apresentar as mudanças da nova versão da taxionomia de Bloom (2001), a oficina tem como objetivo mostrar que esta pode ser uma ferramenta de ajuda aos professores de cursos de graduação de medicina na adaptação dos planos de disciplina e/ou de curso às diretrizes curriculares nacionais da área. 

"Achei interessante os organizadores do COBEM buscarem alternativas - e a Taxonomia de Bloom revisada é uma delas - que possam ajudar os professores e organizadores de cursos  de medicina a aplicar as mudanças necessárias para adaptar suas disciplinas/cursos às novas diretrizes curriculares nacionais”, destaca Lina.

Na sexta-feira, 14, Lobo também realizará a conferência Conectividade, Conhecimento Coletivo e Aprendizado Colaborativo e Barreto será a mediadora. O mesmo dia em que a mesa-redonda Novas tecnologias em educação em saúde e utilização dos meios eletrônicos terá participação majoritária de representantes da Rede UNA-SUS. Dos quatro palestrantes, três são da Rede. O coordenador de avaliação e monitoramento de projetos e programas da secretaria executiva da UNA-SUS, Alysson Lemos, falará sobre a concepção de recursos educacionais na modalidade de ensino à distância; a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Oliveira, contribuirá com a experiência no uso de tecnologias mobile; e a coordenadora da UNA-SUS/UFCSPA, Alessandra Dahmer, compartilhará sua experiência no uso de plataformas digitais. 

De acordo com Alysson Lemos, as instituições de ensino que fazem parte da Rede UNA-SUS tem muito a contribuir com o COBEM. “Participar de um congresso como o COBEM é de extrema relevância, uma vez que poderemos compartilhar as nossas experiências na produção de recursos educacionais e no uso de tecnologias da informação e da comunicação para potencializar a educação em saúde e a educação permanente. É uma oportunidade única de trocar experiências e discutir com a comunidade que tem afinidade com a educação médica”, pontua.

Para saber os horários e conhecer toda a programação do COBEM clique aqui.

Foto 1: Cissa Paranaguá/ Ascom - SE/UNA-SUS
Foto 2: Sergio Velho Jr/ Ascom - SE/UNA-SUS