Institucional

UNA-SUS conta suas experiências com metodologias inovadoras

- Claudia Bittencourt



Na tarde desta quinta-feira (16), a Rede UNA-SUS esteve presente nas palestras sobre Metodologias inovadoras na formação de profissionais de saúde. As experiências mais recentes da Secretaria Executiva foram apresentadas pelo coordenador de monitoramento e avaliação da SE/UNA-SUS-Fiocruz, Alysson Lemos. Como exemplo, ele falou sobre o curso de Manejo da Tuberculose na Atenção Básica, que está em processo de produção e possui diversos recursos inéditos, como a criação de uma mini mídia social para a interação dos alunos dentro do ambiente do curso.

"O desafio posto foi estruturar um curso que refletisse o programa de tuberculose do ministério usando nosso processo ADDIE - análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação", explicou. O coordenador ressaltou que o planejamento é uma etapa extremamente importante para se fazer uma educação a distância de vanguarda. Ele encerrou a apresentação enumerando alguns dos pilares dessa nova visão programática adotada pela SE/UNA-SUS, microlearning e micro certificação. “É, ao mesmo tempo, um desafio e um experimento que se mostra promissor”, finalizou.

A experiência no uso de novas tecnologias da UNA-SUS/UFCSPA foi apresentada pela coordenadora Maria Eugênia Bresolin Pinto, que falou sobre cidades virtuais, criadas com o maior nível de detalhes possível para que o aluno se ambientasse e imergisse em um novo ambiente, para que considerem todas as peculiaridades locais no atendimento de seus pacientes. A instituição também utiliza dos jogos digitais para dinamizar o conhecimento e atrair o público mais jovem. O colaborador da UNA-SUS/UFMG-Nescon, Raphael Aguiar encerrou a sessão falando do uso das wikis na educação em saúde. Para ele, o uso desse recurso em sala de aula permite a concentração dos materiais de uso dos alunos e professores, como links disponibilizados, calendários e programa da disciplina.

TALK SHOW

Ainda na quinta-feira, o colaborador da SE/UNA-SUS-Fiocruz Francisco Campos participou do talk show, juntamente com Ronaldo Mota, da Universidade Estácio, Romero Tori, da Poli-USP e Ana Estela Haddad, que mediou o debate. Os palestrantes abordaram os desafios da educação básica no Brasil. Para Ronaldo, um dos entraves é a dificuldade do país em fomentar ações de qualidade para grande quantidade de pessoas. Campos ressaltou que esse é o desafio da UNA-SUS: utilizar a tecnologia para ampliar o acesso ao conhecimento. "Em um mundo digital, é preciso fazer com que os alunos incorporem práticas humanizadas no seu atendimento, alinhando o atendimento aos princípios do SUS", afirmou.