Institucional

UNA-SUS completa 10 anos!

Hoje, 8 de dezembro de 2020, o decreto que instituiu o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS, completa 10 anos.

- Ascom SE/UNA-SUS



Hoje, 8 de dezembro de 2020, o decreto que instituiu o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS, completa 10 anos!

Um sonho que parecia impossível, e se tornou realidade graças à cooperação do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação, Fiocruz e um grupo de renomadas universidades, que hoje compõem a Rede UNA-SUS.

Em dez anos, a UNA-SUS alcançou mais de 4,3 milhões de matrículas em 5.568 municípios brasileiros, o que corresponde a 99,8% do território nacional.

Foram mais de 310 cursos e 982 ofertas educacionais disponibilizadas nestes 10 anos.

Oferecemos especializações para grandes programas de provimento, de extrema importância para capacitar os profissionais de saúde da Atenção Básica.

Nosso Acervo de Recursos Educacionais em Saúde possui mais de 15 mil itens disponíveis em acesso aberto, permitindo que qualquer pessoa possa ampliar seu conhecimento, além de disseminar estes recursos respeitando a política de direito autorais da UNA-SUS, que é um marco importante em nossa história.

A Rede UNA-SUS, começou com um grupo de 5 Instituições de Ensino Superior e, cresceu para 16 e, atualmente, conta com 35 Instituições de todas as regiões do país.

Realizamos cooperações internacionais. Participamos de centenas de eventos nacionais e internacionais, expondo o trabalho realizado pela nossa Rede, realizando atendimento ao público. Compartilhamos nossos conhecimentos e experiências por meio dos nossos seis livros já lançados.

Unimos esforços para produzir cursos para atender demandas de capacitação emergentes para a saúde pública, como na epidemia de zika, chikungunya e agora, na pandemia mundial da COVID-19.

Mais do que números, falamos sobre pessoas. Sobre profissionais de saúde de cada Unidade Básica que por meio das capacitações realizadas no Sistema UNA-SUS conseguiram impactar a realidade da sua região, promovendo um atendimento mais qualificado. Sobre cada colaborador da Rede e da Secretaria Executiva, que trabalha arduamente para produzir materiais de qualidade, ofertar e promover cursos, e manter nossos sistemas sempre disponíveis, com qualidade e presteza no atendimento.

Esse marco é de todos nós!
Parabéns pelos 10 anos!