Geral

UNA-SUS bate a marca de 600 mil matrículas

- Ascom SE/UNA-SUS



São seis anos de história disponibilizando ofertas educacionais gratuitas. O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), comemora, nesse mês de outubro, mais de 600 mil matrículas em seus, atualmente, 142 cursos sobre as mais diversas temáticas.

Criado em 2010 pelo Ministério da Saúde, o Sistema UNA-SUS oferta qualificação e educação permanente dos profissionais de saúde em todo o Brasil. Já são 214 turmas de especialização, das quais 153 são vinculadas a programas de provimento como o Mais Médicos e o PROVAB. Destas, 151 ofertas tiveram como enfoque a Estratégia Saúde da Família, totalizando cerca de 20 mil profissionais com título de especialista. Tais ofertas proporcionaram que o Sistema UNA-SUS crescesse exponencialmente.

O Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, explica que a marca de 600 mil matrículas representa uma enorme conquista social para a especialização em saúde. “Teremos profissionais melhor capacitados para atender às necessidades de saúde da população. Demonstra também, o poder de penetração e difusão da educação à distância, consolidando-a como uma modalidade de ensino reconhecida e valorizada por aquele que dela mais necessita: o estudante-trabalhador em saúde”, comemora.

Os cursos ofertados pela UNA-SUS não são escolhidos a esmo. As ofertas sempre acompanham as necessidades da população e trazem as especificidades de cada público, além de buscar soluções para os problemas de saúde pública.

Não por acaso, o curso de maior adesão, nestes seis anos, foi o Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica, com 40.545 matrículas, seguido do Manejo Clínico de Chikungunya, com 32.499 matriculados. Duas enfermidades pouco conhecidas - e que até então não haviam sido registradas no país - ganharam força por meio de um vetor há muito conhecido, também responsável pela disseminação da dengue: o aedes aegypti.

No auge do verão, enquanto as respostas científicas para o tratamento e a concepção de vacinas não chegavam, era preciso pensar em ações de impacto imediato. Em poucos meses, o lançamento desses cursos online propiciaram a qualificação dos profissionais para o melhor atendimento à população.

Abordagem atual e prática

A enfermeira Marisa Dias, de Campo Grande (MS), foi uma das alunas do curso sobre Zica. “Aprofundei muito os meus conhecimentos sobre a doença com o curso e ainda apliquei as informações adquiridas na minha prática como professora e orientadora de graduação, residência multiprofissional e mestrado", conta.

Os cursos  ofertados pelo Sistema UNA-SUS também acompanham as políticas públicas que estão em implementação no país, buscando disseminar o conhecimento sobre temáticas mais sensíveis para promover a atenção integral ao usuário do SUS. É o caso dos cursos sobre a Política de Saúde para a população Negra e Política de Saúde LGBT, que além de discutirem as políticas em questão, trabalham questões relativas ao preconceito e às especificidades de cada população.

O aluno do 4º semestre de medicina, Vinicius Santos, de São João del-Rei (MG),  já participou dos cursos Política Nacional de Saúde LGBT e Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. Para o futuro médico, os temas discutidos nos cursos são um rico complemento ao conteúdo trabalhado na universidade, permitindo uma reflexão sobre relações humanas e não apenas as questões essencialmente biomédicas. “As ofertas trazem a relação médico-paciente para o debate, permitindo que sejamos capazes de desenvolver uma visão mais integral do paciente, algo que sentimos falta na universidade”, pontua.

Desde o ano passado, algumas mudanças vêm sendo feitas para melhorar a oferta de cursos, e ampliar o acesso. “Os alunos de graduação de diversas universidades públicas passaram a ter acesso integral a maior parte dos cursos disponibilizados pela UNA-SUS. Algumas instituições de ensino superior do Sistema UNA-SUS estão preparando a oferta de oportunidades educacionais voltadas também para os alunos de graduação da área da saúde de forma que possam ser aproveitados em até 20% da carga horária total do curso”, explica o Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos.

Conteúdo disponível para pesquisas

Todo o conteúdo produzido para os cursos da rede UNA-SUS - como ebooks, áudios, vídeos, jogos e aplicativos - está disponível no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). O ARES é considerado hoje o maior acervo em saúde da América Latina, reunindo mais de 5.700 recursos educacionais de livre acesso e reutilização.

Os conteúdos produzidos pelas instituições de ensino que compõem a Rede UNA-SUS versam sobre temáticas diferenciada. O assunto com maior número de recursos publicado foi Atenção Primária / Saúde da Família, com 3.783 recursos; seguido de Educação em Saúde, com 978 e Promoção em Saúde, com 785.

Entre os recursos disponibilizados no acervo, os projetos de intervenção frutos dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos das especializações da Rede UNA-SUS possuem atualmente uma coleção específica para seu armazenamento. Ao total, já são mais de 2.400 TCC’s catalogados.

Além da característica de ser multimídia, o acervo também possibilita o acesso a conteúdos de alguns cursos por completo, sem necessidade de matrícula.

Certificação e base de dados

O aluno que participa dos cursos do UNA-SUS recebe certificado de acordo com o perfil de público de cada capacitação. Para os alunos de especialização, são expedidos certificados por algumas das melhores universidades brasileiras e reconhecidos pelo MEC. Os títulos de mestrado profissional são reconhecidos pelo MEC como título de pós-graduação stricto sensu.

Também existem cursos de aperfeiçoamento e os cursos de curta duração, que podem ser considerados como cursos de extensão ou cursos livres de qualificação profissional e reconhecidos por muitos empregadores para fins de progressão laboral.

Todos os dados dos cursos e suas ofertas estão registrados na Plataforma Arouca, um banco de dados nacional que contém ainda o registro histórico dos profissionais de saúde do SUS, seus certificados educacionais. Por meio dessa ferramenta o profissional o futuro aluno e aluno poderá visualizar os cursos ofertados, filtrados conforme a profissão, o interesse e a região.

Os cursos em oferta também podem ser acessados pelo link.