Curso

UNA-SUS abre novas ofertas para seis cursos sobre Tuberculose

Os cursos têm objetivo de capacitar os profissionais de saúde para realizar todas as etapas do manejo da tuberculose em pessoas com diferentes especificidades, de acordo com o contexto social e modo de vida.

- Ascom SE/UNA-SUS



De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é a segunda doença infecciosas que mais mata no mundo, atrás apenas da Covid-19. A transmissão acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa.  
 
Diante dessa demanda alarmante, a Secretaria Executiva da UNA-SUS, em parceria com as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e a Escola de Governo da Fiocruz Brasília, lançam novas ofertas para seis cursos sobre tuberculose.  
 
Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados podem se matricular até o dia 12 de janeiro de 2024. Os cursos são online, autoinstrucionais e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, são gratuitos e certificados. Após a matrícula, o início é imediato.
 
Os cursos utilizam casos clínicos para abordar populações com diferentes especificidades. O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para realizar todas as etapas do manejo da tuberculose na rede de Atenção Primária à Saúde, de acordo com cada contexto social e modo de vida dessas pessoas.

Confira! 
 
Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV (60h)
 
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Indígena (9h)

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Geral (10h)

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População em Situação de Rua (9h)
 
Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Privada de Liberdade (8h)

Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com HIV (9h)


Sobre a Tuberculose 
 
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Brasil faz parte dos países prioritários para o enfrentamento à doença, elencados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e está entre os 30 países do mundo com maior índice de transmissão da doença. 
 
No dia 17 de abril de 2023, foi instituído o Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDS), pelo governo brasileiro, com o objetivo de ampliar as ações para a eliminação da tuberculose no país. A OPAS e a OMS reconheceram a liderança do Brasil no avanço do engajamento multissetorial para acabar com a doença. 
 
O Comitê é coordenado pelo Ministério da Saúde e reúne outros nove ministérios: Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Fome, Direitos Humanos e Cidadania, Igualdade Racial, Integração e Desenvolvimento Regional, Justiça e Segurança Pública e Povos Indígenas. 
 
Saiba como identificar a tuberculose.
Para saber mais sobre esse e outros cursos, acesse: www.unasus.gov.br