Geral

UNA-SUS abre nova turma de curso sobre odontologia

- Claudia Bittencourt



Dentistas e acadêmicos em odontologia já podem se matricular na nova turma do curso online Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico, oferecido pela UNA-SUS/UFMA e a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).

 

As matrículas podem ser realizadas até 10 de outubro, pelo link. O início é imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, o curso é inteiramente gratuito.

 

A carga-horária é de 45 horas-aula, divididas em três unidades educacionais, que proporcionarão o reconhecimento dos principais aspectos e cuidados odontológicos de pacientes com comprometimento sistêmico, especialmente as três principais doenças crônicas não transmissíveis: diabetes, hipertensão e doença renal crônica.  

 

A dentista colaboradora do Núcleo de Telessaúde / Teleodontologia da FOUSP, Deise Garrido, explica que “todas essas intercorrências apresentam aumento da prevalência não só no Brasil, mas em todo o mundo, o que tem provocado preocupação dos gestores e profissionais de saúde”.  Dessa forma, o curso apresenta aspectos gerais e odontológicos das três patologias, fornecendo informações baseadas em evidências para um manejo odontológico adequado do paciente.

 

“Já está estabelecido que a saúde bucal contribui para a saúde geral do indivíduo. Dessa forma, para um atendimento integral, o cuidado odontológico deve estar sempre incluído no contexto da Atenção Básica. O que implica em incluí-lo não só nas atividades assistenciais, mas também nas ações coletivas que envolvam atividades educativas e preventivas, na prevenção de doenças e agravos e na promoção da saúde”.   Além disso, de acordo com a pesquisadora, tais doenças apresentam inúmeras manifestações bucais importantes e que quando não observadas e tratadas podem comprometem a saúde geral do indivíduo.

 

A primeira oferta do curso, lançado em 2016, contou com 7.618 matrículas. “A expressiva procura na primeira oferta do curso mostra a necessidade da oferta desses cursos, sobretudo para profissionais residentes em locais distantes, que não dispõem de muitas oportunidades para sua educação continuada”, ressalta Garrido.

 

A oferta que já conta com recursos educacionais dinâmicos e intuitivos, como livros multimídia e infográficos, traz uma novidade: um game formativo construído especialmente para esta turma. Neste jogo, o aluno responde a várias questões sobre o conteúdo abordado e recebe uma pontuação e feedback instantâneo a cada pergunta lançada, o que possibilita a reflexão a resposta escolhida.

 

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link www.unasus.gov.br/cursos

 

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMA