Curso

UNA-SUS abre matrículas para o curso Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde

O objetivo é qualificar profissionais para desenvolver ações de Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)

- Ascom SE/UNA-SUS



Já estão abertas as matrículas para a segunda oferta do curso online Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, oferecido pela Fiocruz Brasília. O objetivo é qualificar profissionais de saúde e da rede intersetorial para desenvolver ações de Monitoramento e Avaliação em Promoção da Saúde, tendo como referência a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).

Com carga horária de 30h, a qualificação tem como público-alvo gestores de promoção, profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam na atenção básica, além de gestores de outras secretarias municipais como esporte, lazer, educação, meio ambiente, planejamento urbano e transporte. É aberto também a demais interessados no tema.

As matrículas podem ser realizadas até 28 de junho de 2024, pelo link. O início do curso é imediato. Para os concluintes, será disponibilizada uma Declaração de Conclusão - até que a emissão de certificados finais seja normalizada, devido à manutenção de sistemas na UNA-SUS.

Política Nacional de Promoção da Saúde

Os conteúdos são baseados na PNPS, que visa promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Entre os eixos temáticos da diretriz, está o monitoramento e avaliação, que tem como objetivo a utilização de múltiplas abordagens na geração e na análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e de grupos populacionais para subsidiar decisões, intervenções, e para implantar políticas públicas de saúde e de qualidade de vida.

O curso foi desenvolvido pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPPROS/SAPS/MS) em parceria com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS). Além do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), UNA-SUS e Fiocruz.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.




Fonte: SE/UNA-SUS